VIRGULAR

Procuro nos dicionários e não acho a expressão “Virgular”, então está inventada, verbo da 1ª conjugação que consiste na difícil atividade de separar frases, orações, vocativos, e outras com este sinalzinho à toa (,) entre parênteses, que se mal utilizado pode mudar completamente o sentido do que se quer.

Muda herança de herdeiros ou legatários para os quais o “de cujus” originalmente queria deixar. Sentencia pessoas a morte enquanto deviam ser inocentadas.

Algumas vezes demais outras de menos, mas o pior é ela ficar fora do lugar.

Os professores de português podem contestar, entrem com recurso, que vou pensar. Argumentarão que “virgular” está no contexto de pontuar, eu digo que é diferente: É como se fosse a “paradinha” do Pelé quando batia um pênalti: O cobrador corria para a bola e dava uma “paradinha” esperando o goleiro se deslocar, então chutava a bola ao contrário do seu deslocamento. Isto, nas letras, é a vírgula uma “paradinha” apenas, não um ponto final, de exclamação ou interrogação. E, o ponto e vírgula? Bom, isto é uma outra história, pode ser que por excesso de uso o goleiro já esteja esperando a “paradinha” e não se desloque aí o cobrador terá que chutar bem forte: Ponto e vírgula. (esta foi demais).

Vamos às regras:

1ª – Nunca se separa verbo do sujeito. – Cuidado com este “nunca”, em português quase nunca o “nunca” é nunca, sempre existem as exceções, aí o “nunca” deixa de ser nunca, não é? Por exemplo: no caso de aposto, o sujeito vem separado do verbo por duas vírgulas, veja isso:

Santos Dumont foi o inventor do relógio de pulso.

A regra foi respeitada.

Santos Dumont, o pai da aviação, foi o inventor do relógio de pulso.

Neste caso é outra regra: O aposto deve vir entre vírgulas, mas convenhamos, é uma exceção da primeira, não é? Esta é uma regra positiva, devem se usar vírgulas quando temos aposto. (preste atenção: Vírgulas no plural) (2ª regra)

3ª – Também não se separa os complementos verbais do verbo:

Veja estes exemplos do livro “A vírgula” de Celso Pedro Luft:

“ A guerra de hoje, será a vitória de amanhã.”

Vírgula errada, pois:

A guerra de hoje: Sujeito

Será: Verbo

a vitória de amanhã: complemento verbal

“O homem moderno pensa, no seu futuro”. (Errado)

“O homem moderno, pensa no seu futuro”. (Errado)

Certo: “O homem moderno pensa no seu futuro”.

Regra: 1ª e 3ª: Não se separam sujeito e verbo e este de seus complementos.

Uma frase para você virgular: (do site www.glimboo.com)

Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura.

-O Homem elegante ou mulher pretensiosa “virgularia” assim:

Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

- E o homem pretensioso ou mulher elegante assim:

Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura.

Gostou? Então leia o livro “ A vírgula” de Celso Pedro Luft.

Paro por aqui, se não, me acusam de plágio.

Defranco

Defranco
Enviado por Defranco em 09/12/2007
Reeditado em 10/10/2013
Código do texto: T770977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.