Fascismo Tecnológico

CONFESSO que sou um velho medroso. Sei que todo ser humano é susceptível ao sentimento do medo, mas eu sou, em determinados assuntos, fora sa curva. Há fatos e acontecimentos que me apavoram. Por exemplo: a pandemia me deixou em pânico, ainda estou com muito medo dela. Mas há outro fantasma e mal que me amedronta tal e qual a pandemia. Algo que penso que vi suceder, mas que só está sendo focado por poucas pessoas, caso do papa Francisco e alguns estudiosos.

Refiro-me à tecnologia. Tudo bem, ela tem muitos aspectos posiivos e melhorou a vida das pessoas. Mas ela está dando saltos, espntando e estarrecendo, além de estar margializando as pessoas, tirando seus empregos. Tem mais: o avbelvelanço dela é irreversivel.

Diante disso uma pergunta não pode calar: Para onde iremos? Vejam que o liberalismo econômico está pela bola sete. O automatismo está acabando os empregos. Ora, se o capitalismo está ameaçado, imaginem o que virá...

Para aguçar meu medo do futuro da humnidade li um livro de um pensador judeu, yuval Noah que responde em parte o drama da agonia do liberalismo; "Essa pergunta é especialmente incômoda, porque o liberalismo está perdendo credibilidade justo quando as revelações gêmeas na tecnologia da informação e a biotecnologia enfrentam os maiores desafios com que nossa espécie já deparou. A fusão das duas áreas pode em breve expulsar bilhões de seres humanos do mercado de trabalho e solapar a liberdade é a igualdade. Algoritmos de Hiv Data poderiam criar ditaduras digitais nas quais todo o líder de concentrados nas mãos de uma minúscula elite enquanto é maior parte das pessoas sofre não em virtude da exploração, mas de algo muito pior: a rremevancia".

Seria o fascismo tecnológico. Deus nos livre. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/02/2023
Código do texto: T7709674
Classificação de conteúdo: seguro