CACHOEIRO STONE FAIR 2005

A Feira Internacional do Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair se transformou, verdadeiramente, num acontecimento internacional de ponta e trouxe, pela primeira vez, em sua 20ª edição, ocorrida no período de 23 a 26 de agosto p.p., três empresas da potência econômica oriental, que colocaram em exposição seus equipamentos e insumos.

Isso demonstra a credibilidade, a dimensão alcançada pelo evento e o índice considerável de seu crescimento institucionaliza Cachoeiro como um município apto a sediar uma Feira de tal importância e os organizadores, como gestores competentes para evento de tal porte.

Em 1989, o número de visitantes na Feira Internacional de Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim foi de 5000, e em 2004 chegou a 30.000. Em 2005 vieram visitantes de 23 paises, sendo; China, Argentina, Bolívia, Uruguai, México, Peru, Venezuela, Estados Unidos, Polônia, Coréia, Itália, Marrocos, Israel, Portugal, República Tcheca, Espanha, Suécia, Finlândia, Holanda, Equador, Chile, África, Líbano.

Para recebê-los, a cidade, assim como as regiões de litoral e montanha, a cada edição se prepara, e essa preparação se fundamenta na constatação da importância da Feira que, além de trazer divisas por ser fornecedora, funciona também como receptora de informações regionais e do setor, além de fomentar o turismo cachoeirense e das cidades adjacentes.

A participação das companhias chinesas Quanzhou Shuangyang Diamond Tool, no ramo de ferramentas diamantadas, Fujian Huian Xinhao Stone e Guiyang Jiesheng Tech-ind Development Co, empresas de perfuração de rochas, inaugurou um novo tempo, um tempo de perspectivas de novas adesões internacionais para as próximas Feiras e a certeza de que o pólo processador de Cachoeiro foi descoberto, confirmando a tese de que a Feira Internacional do Mármore e Granito, que figura no hall dos mais importantes eventos mundiais do setor de rochas, é um importantíssimo instrumento de divulgação e marketing do setor, sobretudo do pólo produtor de pedras ornamentais deste município, do Espírito Santo e do Brasil.

Para se ter uma idéia da importância do pólo processador de Cachoeiro, dos 25 milhões de metros quadrados de rochas ornamentais que o Espírito Santo processa por ano, 70% é beneficiado em empresas cachoeirenses.

O Brasil exportou em 2004 nesse ramo, um valor superior a US$ 600 milhões. Desse valor, contabiliza-se US$ 337,4 milhões pela produção do Espírito Santo que se revela uma das melhores opções de investimento no segmento de rochas ornamentais, qualificando-o a entrar nos mercados tradicionalmente sob o controle da Itália, Índia e China, devido à otimização de seus produtos e diversidade de suas jazidas. Essa qualificação do Estado se estende a negociações com a Alemanha, grande consumidor de rochas, ocupando o quarto lugar no mercado mundial.

No cenário estadual foram gerados pelo setor um total de 32 mil empregos, e a tendência é que esses números se alterem favoravelmente pois, na 20ª edição da Feira houve o aumento de expositores de equipamentos e insumos, dentre eles a Abrasivos Frangi, Abrasfalto, Vahle Sistemas Elétricos, Bellizoni e Usiwal, Lithos, Tenax, Cetari, Flow Latino nos ramos de sistemas elétricos, diamantados e abrasivos. Dentre os expositores de novidades tecnológicas destacaram-se fornecedores e indústrias brasileiras dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Isaura Theodoro

Escritora-historiadora, pesquisadora.