Diamantes Ensanguentados
MAIS uma vez o papa Francisco foi à África. É a sua quinta agem aquele continente. Primeira ao Congo, país que tem umavmaioria católica. Francisco, além de cumprir a missão pastoral, incluiu a sua indignação e denúncia contra a exploração e ganância que é praticada pelos paises ricos cor da aquele povo. São palavras dele:
"É trágico que o continente africano pareça de várias formas de exploração (...). Depois da exploração política desenvandeou-se um 'colonialismo economico', igualmente esmagador (... ). Este país e este continente merecem ser respeitados e ouvidos, mrecem espaço e atenção. Tirem as mãos do Congo, tirem as mãos da África! Chega de sufocar a África. Que a África seja protagons de seu próprio destino".
Foi além: "Terríveis formas de exploração indugna do homem é da criação. O veneno da ganância tornou os diamantes ensanguentados. É um drama diante do qual muitas vezes, o mundo economicamente desenvolvido fecha os olhos, os ouvidos e a boca".
Não como não concordar com Francisco . Devemos ser solidários com nossos irmãos africanos. Viva Mama África. William Porto. Inté.