Tempos modernos (BVIW)

A arte surpreende. Lançada na década de 30, a clássica produção cinematográfica protagonizada por Chaplin ilustrou as mazelas da produção industrial. Na música, quase cinquenta anos depois, o brasileiro Lulu Santos fez uso do mesmo título do filme em uma de suas canções, e eu também o faço neste texto que escrevo. A mecânica da vida está ilustrada nas duas versões _no filme e na canção, de forma atemporal. A primeira _ mais pessimista e pouco promissora, embora irônica _ ganha ares de alento na esperança dos versos musicados de Lulu. E eu? O que pretendo em minha prosa? Com a arte da palavra, atrevo-me a falar da sobrevivência contemporânea, deste hoje talvez impensável de existir no passado, e retrógrado aos olhos dos que viverão no futuro. O avançar do tempo carrega esse misto entre a evolução e seus (des)ganhos. Trabalhar feito máquina, fazendo da vida uma produção em série é mera (sobre)vivência. Viver, de verdade, é esperançar o hoje e o amanhã, afinal, " o tempo voa, escorre pelas mãos", e moderno mesmo, é ser feliz agora.

🎶 Link para ouvir a música de Lulu : Shttps://g.co/kgs/x6Xabfantos:

🎬 Link para assistir ao filme protagonizado por Chaplin: https://g.co/kgs/c4ffnq

Jessica Rodrigues
Enviado por Jessica Rodrigues em 31/01/2023
Código do texto: T7708100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.