Um brinde com cachaça
Prova de amor bem cara essa ...
Lendo a crônica da querida Rosa Pena ,"Porre de Paz", uma beleza de crônica , eu fiquei pensando no peru que antigamente minha mãe embebedava para a Conceição , nossa secretária de Forno e Fogão , fazer o assado.
Me lembro que na garagem ficava o lindinho glu-glu , papai tirava o carro e deixava o bicho lá e ele tomava goles e mais goles da melhor pinga mineira , até cair o coitado... e lá ia Conceição com a faca e "lep" passava no pescoço do bicho , que horror !
Eu não sabia se aquilo era o que mandava fazer o Papai Noel, até que criei coragem e perguntei à minha mãe , ela meia apavorada pela primeira vez se deu conta da maldade , nunca mais matou peru ... comprava pernil de porco já morto pelo açogueiro da esquina . Até que a Sadia resolveu o problema de consciência das donas de casa brasileiras.
Chegava o dia de fazermos as malas para o Rio e o peru ia na bagagem,no isopor enorme cheio de gelo ,naquela época era tudo mais dificil ,mas era tudo mais gostoso.
Daqui levávamos muitas coisas para a ceia passada na casa do meu avô ,na Tijuca,no Rio de Janeiro e me lembro de cada detalhe ... quem não se lembra de sonho realizado ? da magia do amor das pessoas que nos amam,dos presentes singelos dados com tanto sacrifício,dinheirinho juntado o ano todo ...e o quanto aprendi a ser grata , qualquer lembrança era presente.
Hoje,a Rosa tem razão ,as crianças querem a cada dia presentes mais caros e ganham o ano todo ,sem data , sem motivo , movidos os pais e elas pelo consumismo da moda - a coleguinha tem,eu quero !
Minha sobrinha me deu uma listinha de cinco presentes para que eu escolhesse um , a meu pedido , claro !
Da lista o mais barato é um estojo escolar, de tecido , feio , igual aos tantos baratinhos dos ambulantes, mas este custa quase 70 reais, é da Kiplim - nem conhecia essa marca ,mas vem com um macaquinho de pelucia para justificar a fortuna, para em um mês ficar feio e maltratado e ser jogado fora.
Me recuso a comprar . Nem sei o que vou dar ...
Não gosto mais de Natal . Não tenho mais motivos para gostar como gostava antes, a família diminui, as necessidades de milhões de brasileiros aumenta ...as pessoas se esquecem do Cristo, as orações esquecidas ,e agradecer ,bem agradecer à Deus isso ficou engraçado.
Se peço para fazer oração antes da refeição , para refletirmos , vejo que as pessoas acham esquisito ...e alguém grita : Você virou crente ?( no pejorativo,é claro !) ao que respondo bem feliz ; Crente sempre fui , a palavra já diz tudo "quem crê,quem tem fé religiosa, quem leva demasiado a sério suas obrigações e nelas acredita "(Dic. Aurélio).
Não que seja evangélica ...mas pode isso? deboche no Natal por se querer orar seja em que religião for , isso importa ?
Fé é fé em qualquer crença , não importa !
Mas deixa isso pra lá , era só para registrar a reflexão sadia rrs que a Rosa Pena me inspirou ...obrigada Rosa !
Feliz Natal à todos os amigos do Recanto , e com muita crença , muita fé, muito agradecimento à Deus por todas as conquistas, todas as barreiras ultrapassadas, todo alimento a mesa ,toda saúde e toda doença superada.
Feliz Natal !
Feliz 2008 !
Um beijo de Paz ,uma braço de Luz e um brinde com a mais legítima cachaça mineira rss
Tim - tim pessoal !