UM MUNDO SEM AMIGOS

UM MUNDO SEM AMIGOS

"Dize-me com quem andas

e dir-te-ei quem és" !

(ditado ou provérbio latino)

É sábio o povo e boa parte de seus ditados fazem muito sentido, são quase sempre dogmas imutáveis. O que versa sobre AMIZADE (e "amizades") é um deles... é possível seguir alguém pelo qual não se tenha um mínimo de empatia, de atração, amizade, enfim ? Não creio, porém em grandes grupamentos como colégios e quartéis sejamos meio que "obrigados" a seguir a "manada", o "povo-gado", o restante do pessoal, sem ter outra opção ou alternativa, mas isso se constitui em exceção, daí a exatidão do dito citado acima.

Tais conclusões me vêm de um excelente artigo da extinta revista SUPERINTERESSANTE, confirmando seu título sempre com matérias inesquecíveis. E a sobre AMIZADE é só mais uma... se temos cães hoje, aos milhões, foi simplesmente porque o lobo das estepes -- no Oriente Médio, de onde surgiram todas as espécies, a partir dele -- cansou de andar sozinho e aceitou receber a amizade interesseira que o troglodita das cavernas lhe oferecia, isso faz uns 13 MIL ANOS. Essa descoberta surgiu da análise do DNA de 85 "raças" pela Universidade da Califórnia... "descendentes" diretos do LOBO "velho de guerra" são menos de 5 -- o basenji, o saluki, o cão esquimó, um certo samoieda e o galgo afegão -- todos os demais são "misturas" ou sofreram modificações devido ao meio-ambiente, alimentação, etc.

Mas, e a amizade entre os homens... quando nasceu ?! Diria eu que, no Paraíso, ou o belo arcanjo de luz Lúcifer teria se rebelado sozinho ! A revista admite que o Homem "andou sozinho" por um bom tempo e que só se uniu aos demais "em manadas" para se proteger e para caçar. Nenhuma surpresa, todos os quadrúpedes (que já fomos) faziam isso ! Aliás, quando a agricultura foi inventada precisou de muitos braços, por isso surgiu a reunião de indivíduos tão diferentes entre si e o nascimento de rudimentar Sociedade.

Como o assunto é AMIZADE, vamos a êle: segundo cientistas, em nosso cérebro só cabem 150 amigos, número de elementos das sociedades tribais dos primeiros dias do Homo Sapiens, aquele que deixou de "andar" feito lobo, "de quatro", além de descobrir o fogo, o machado, a roda e a enxada. Creio que, nesse ponto, as pesquisas erraram: minhas lembranças de pessoas que passaram pela minha vida vão além das 150 ! A revista argumenta que fala de pessoas das quais se sabe algo mais do que o nome e que poderiam ser contactadas, de alguma forma. Bem, nesses caso não chegam nem a metade disso, umas 75.

O cérebro preguiçoso divide os 150 em 4 "faixas": 5 com amigos amigos; 15 de pessoas com as quais simpatizamos e de cuja falta se sentiria, além de outras 50, dos mais diversos tipos. Segundo estudos, com 50 marmanjos se faziam os grupos de caça, no tempo das cavernas. Faltam 80 gajos nessa conta... são a "patuléia" à nossa volta, dos quais o cerebelo esquecido irá se recordar vez ou outra.

E chegamos aos tempos virtuais, de Orkuts e seus "descendentes" como o Facebook, o Twitter, Instagram, Whattsapp... além dos "falecidos", que "deram um fim" nos meus dados todos e nos amigos & amigas que eu possuía neles: o Sonora, o Clube Caiúbi, o NETLOG (depois Twoo), Mural dos Escritores, etc e etc. Como o Homem é um ser adaptável ao ambiente externo (fora de casa) e suas modificações, moldou-se às exigências da realidade virtual que nos cerca, vicia e domina... a AMIZADE irreal dos computadores, celulares e tablets acaba quase sempre como amizade verdadeira, com encontros pessoais e até casamentos. As pesquisas vão além: descobriram que, "pelas nossas costas", os amigos que nos seguem se tornam amigos -- sem que saibamos -- de desafetos nossos ou de pessoas as quais jamais seguiríamos, um "Bozzo" ou Trump, por exemplo.

É o MILAGRE da Internet... o cérebro ilude os sentimentos inconscientes e a inclinação para RECUSAR uma amizade "irreal", figurada, "de imagem somente" (ou nem isso, alguns nem trazem foto) é "driblada" pelas células cinzentas e nos tornamos AMIGOS de quem "pensa como nós", gosta das mesmas coisas, posta fotos que nos agradam. Como a balança "tem dois lados", passamos a detestar "pessoas virtuais" com gostos opostos ao nosso, que defendam a volta do Nazismo, o fim do STF e das "4 linhas".

O fato é que um Mundo SEM AMIZADES não teria a menor graça... a descoberta maior da pesquisa é que os homens são mais amigos "que as mulheres" e até engordam junto com o "balofo" que estudou com êle no Primário e se entristecem se um dos amigos está triste. Sinto muito pelas MULHERES... os "Clube do Bolinha" não vão acabar... homens só se sentem realmente felizes quando estão com seus amigos e nem dinheiro, fama, carros ou aviões substituem isso, os "parças" do 'Imperador" e do "reizinho Neymau" são testemunhas. Às mulheres sobra o "consolo" de serem MAIS VERDADEIRAS (?!) em suas amizades... embora não durem muito, declaram a revista e as estatísticas ou pesquisas.

No meu caso, amigas e amigos são... para sempre, façam o que fizerem, não abro mão de nenhum(a). Felizmente, meus sobrinhos e sobrinhas me têm como AMIGO, mais do que mero e "acidental" parente !

"NATO" AZEVEDO (em 30/jan. 2023, 6hs)