IGREJA SÃO JOÃO BATISTA

Tenho algo muito forte com os badalos com os sinos de igreja. Eles me transportam a minha infância. Lembro do chamamento dos badalos dos sino para a missa, da novena, quando uma pessoa morria se levava o caixão com o morto na igreja para o padre falar algumas palavras, só após essa praxe é que os parentes e levavam o falecido para o cemitério.

Os badalos dos sinos no interior de Barreiras no oeste da Bahia, creio eu,era muito mais um costume interiorano.

Me tocava profundamente o som dos badalos, ficava na expectativa dos sinos soarem seus badalos.

Como minha mãe era muito ocupada lavando roupas dos outros tentando levar o alimento para nossa casa 🏠, (alugada) ou um quartinho improvisado de casa, eu ficava batendo pernas com minhas muletas de baixo dos braços pelas ruas da cidade. (Fui acometido pela paralisia infantil aos quatro anos de idade).

A igreja era meu referencial de olhar as pessoas que frequentavam com suas vestimentas. Ficava encantado os diversos santos no interior da igreja de São João Batista. Foi nesta catedral que fui batizado. Então tenho um sentimento muito forte com a igreja São João Batista e os seus sinos e os seus badalos que soavam para mim como uma música muito bem executada.

inclemente
Enviado por inclemente em 29/01/2023
Código do texto: T7706672
Classificação de conteúdo: seguro