O ARTISTA MORRE NO FIM

 

   Eu fui um grande expectador dos bons filmes de faroeste na década de sessenta, faz um tempão, eu era daqueles que não perdia uma matinê no cinema Atlântico, no bairro do Pina, nessa minha querida cidade do Recife, depois fui morar no Barro e no bairro vizinho de Areias existia o cinema Guararapes, onde dei continuidade a esse meu gosto. Minha adolescência foi voltada para as fitas da sétima arte, eu puxei a minha mãe, ela gostava muito de assistir a uma boa película junto com meu pai.

   Tem um detalhe aí nessa história toda, como todos sabem, quem foi daquela época, na grande maioria dos filmes de faroeste, de aventuras, etc., sempre o artista se saía bem no final, tinha nos filmes de mocinhos e bandidos a figura da mocinha, que era a namorada do mocinho, acontece que algumas vezes, em alguns filmes, o artista morria no fim e isso me deixava desapontado, na minha concepção isso era inadmissível, não era para ser assim, mas afinal o enredo era desse jeito e eu saía triste da sala de projeções. Em algumas ocasiões quando surgia um bom filme na cidade e alguém me dissesse que o artista morria no fim eu ficava chateado e dava vontade de não assistir, mas o desejo de ver o filme era maior e eu acabava indo. Era bastante dizer que o artista não sabia lutar para que eu ficasse com um pé atrás.

Aqui no Recife eu conheci praticamente todos os cinemas e cito alguns como prova: Cines Capricho e Pathé em Afogados, Cine Central também em Afogados, onde existia os dizeres "o mais elegante", no centro do Recife tinha uma porção, o Veneza, o Art Palácio, o Trianon e o São Luiz, todos de boa categoria. Depois surgiram o Ritz e o Astor, colados um no outro.

Eu me lembro ainda que no Cine São Luiz só entrava de paletó e gravata (homens), meu pai sempre ia com minha mãe. Essa foi a melhor época da minha vida de adolescente e até a idade madura. Anos depois com o advento das locadoras que alugavam fitas de vídeo os cinemas foram perdendo expectadores que preferiam assistir bons e escolhidos filmes em casa, a tv também exibia bons filmes e agora com a tecnologia avançada até no celular você tem essa opção.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 29/01/2023
Código do texto: T7706348
Classificação de conteúdo: seguro