OS EFEITOS E DEFEITOS DO FUTEBOL

Efeito Suárez: Desde que Luizito Suárez desembarcou em Porto Alegre, o mundo do futebol virou os olhos para a capital gaúcha com mais afinco. O cara chegou ao time do Grêmio como o quinto maior artilheiro em atividade no futebol mundial e logo na apresentação prometeu muitos gols para a torcida. Os quase quarenta mil torcedores que presenciaram aquela festa dentro do estádio e os demais que assistiam ou ouviam seja lá onde estivessem, perceberam que estavam de frente para algo diferente do habitual. O jogador que jogou nos principais times nos mais importantes campeonatos do mundo, trouxe seu sorriso saliente e que literalmente morde em campo (A vítima foi Giorgio Chiellini, na Copa do Mundo de 2014), mostrando que ele está onde desejava estar nesse momento da carreira. A idade pesa de forma negativa para quem é apenas jogador de futebol, para quem é acima da média, esse peso chega como experiência, conhecimento dos atalhos e profissionalismo.

O começo do uruguaio está sendo melhor que o esperado, três jogos, cinco gols, um título, doze mil sócios a mais, e principalmente, depois de dois anos turbulentos, o torcedor gremista volta a sorrir com o pistoleiro.

Trata-se de uma continuação de carreira, um exemplo positivo.

Efeito Daniel Alves: Preso preventivamente na Espanha desde o último dia 20, o jogador brasileiro Daniel Alves, de 39 anos, enfrenta a acusação de ter estuprado uma mulher em uma boate de Barcelona, em dezembro de 2022. Tanto o atleta quanto a vítima prestaram depoimento perante as autoridades. A situação dele ficou mais difícil após as autoridades espanholas terem constatado contradições em suas falas sobre o caso.

Nesse triste caso que se repete em várias famílias famosas ou não, o que mais se percebe é a impunidade. Diremos que no Brasil ele estaria solto e aguardando um julgamento definitivo que nunca seria concluído. O jogador, que foi mais criticado por ser convocado para a última Copa do Mundo do que pela acusação de abuso sexual a uma mulher, mostra quanta conivência há nesse meio de milionários e famosos jogadores de futebol. São vários exemplos ao longo da história que foram esquecidos e/ou que tiveram penas brandas.

Na Espanha o negócio é mais sério, Daniel poderá ficar preso preventivamente por até 2 anos, até o julgamento do caso. Perante a lei espanhola, Daniel poderá pegar até 12 anos de prisão, caso seja condenado por agressão sexual.

Um fim de carreira melancólico para o jogador com mais títulos da história do futebol.