Das Minhas Lembranças 50

Saborear os frutos do pomar, somente à mesa do refeitório. Proibido e severamente punido quem ousasse pega-los nos pés. Era o que eu, Benil e Reginaldo queríamos naquela tarde morna de um domingo em que professores e funcionários descansavam. Queríamos frutas frescas, escolhidas a dedo. O domingo nos convidava. Mas tinha um problema. Não poderíamos ser pegos em flagrante, principalmente eu, já com duas suspensões nas costas. Uma terceira, seria expulso. Os frutos mais saborosos são os proibidos. E lá fomos nós, inocentemente felizes com a proeza.

Estávamos sob a sombra de um pé de laranja, canivete na mão, quando ouvimos uns passos vindo em nossa direção. Minha ficha caiu! O que fazer? Sebo nas canelas. Corri como nunca, coração saindo pela boca. Não sei como passei entre os fios de uma cerca de arame farpado. Cheguei ao dormitório e respirei fundo. Nos dispersamos na corrida, tipo cada um por si. Minha roupa estava coberta por carrapichos. O meu quarto e de mais seis colegas estava vazio. Enquanto me livrava dos carrapichos, o Benil chegou. Disse-lhe ser mais seguro a gente se separar por uns dias. Perguntei pelo Reginaldo, ele não sabia.

Depois de umas longas duas horas o Reginaldo apareceu, com um sorriso enigmático. O professor Bergamaschi me flagrou e me pressionou pra saber quem estava comigo, informou. E deixou em suspense se nos dedurara. Em seguida nos acalmou, mas ainda manteve um suspense: - o professor me disse que eu não serei suspenso se contar quem estava comigo. Estou pensando no que fazer. Minha expulsão dependia do Reginaldo. Durante dois ou três dias permaneci apreensivo.

- E aí, Regis, já decidiu o que dizer? Perguntei-lhe na segunda-feira.

- Não sei, Jampruca! Eu recebera esse apelido, quando disse que minhas raízes eram de Jampruca. Apelido que eu odiava, mas não manifestava, para não "colar". A mágoa por ter saído de lá, depois de ter sido chutado no traseiro pelo Cabo Adão, sob a mira do revólver do delegado Matias, não passara. Acho que vou ter de contar, o professor ameaça levar ao conselho, emendou.

Dias depois o Reginaldo arrumou a mala e foi cumprir a suspensão, lá em Montanha, onde morava.