Novas possibilidades
O que é solidão? Talvez valha a pena refletir um pouco sobre isso. Tédio. Talvez seja isso. Um sentido. Uma ideia de que alguém vai preencher seu vazio, vai lhe dar suas respostas. Vai ouvir o que você tem pra falar incondicionalmente. Vai te fazer se sentir preenchido. Quando você não está iludido preso em alguma tarefa ou algum projeto, você sente o vazio. Esse vazio se manifesta na forma de ansiedade, no desejo de ter algo ou alguém que possa preencher esse vazio. É uma sensação difícil de digerir. E ainda mais quando você acredita que todos estão muito ocupados com suas vidas. Porque eles realmente passam essa ideia. De que estão ocupados, que não tem tempo pra se aprofundarem. Que não tem interesse ou inteligência suficiente pra divagarem sobre as questões existenciais ou seja lá o que for que você queira discutir pra se sentir preenchido, revitalizado, até mesmo feliz e motivado pra voltar ao seu estado entretido ou engajado em algo que não lhe faça lembrar de você mesmo. Lembrar de você mesmo e estar inerte o torna sensível a dor da existência. A dor de estar à deriva. De estar solto, aparentemente sem propósito. Aparentemente livre. Mas entra no paradoxo da liberdade, porque ser livre se temos ciência dessa liberdade e se não temos com quem compartilhar ou se não temos aceitação ou confirmação à nossa altura. Será que um Deus se sente mal ao saber que seus súditos não entendem o que ele pensa. Arrogância de um ser superior os torna sofredores. Quanto mais inteligente mais distante você fica. Mas não há tanta inteligência isso seria uma presunção. Mas viver algo específico pode deixar você um pouco distante mesmo. Então é preciso isso. Novas idéias. Insights. Sensações. Novas ilusões. Novos caminhos que sejam renovadores. Aqueles insights nas conversas com os psicólogos, tarólogos, interpretadores de sonhos. Precisamos sentir que novas portas podem ser abertas. Precisamos imaginar os novos caminhos. Não é que alguém precise dizer, mas que as ideias surjam. O importante é criar novas ramificações. Isso dá insights e novas sensações. Novas possibilidades.
Acho eu que solitude é a solidão boa.
Não confunda solidão com solitude.
Solitude é o bem viver com a própria alma.
Só que isso muita gente confunde.