Cangaceiras
O cangaceiro Zé Baiano matou Lídia (a mulher mais bonita do cangaço - dizem, muito mais bonita que Maria Bonita) a pauladas por causa duma traição. Chorou (urrou) a noite inteira de tristezas e arrependimentos feito um animal gravemente ferido na alma, mas traição era lavada com sangue e entre perdoar ou ter sua condição de macho manchada por causa duma traição ele optou por matá-la cruelmente. Triste fim para uma mulher que foi laçada por um amor bandido.
O mundo sempre foi injusto com as mulheres. Essas mulheres (a maioria) terminavam nas garras dos cangaceiros por terem sido abandonadas pelos pais, namorados... muitas eram estupradas, raptadas e levadas para o cangaço.
Isso me lembra as novas "cangaceiras" vulgarmente apelidadas de "marmitas de bandidos" que caminham com suas próprias pernas em direção ao "novo cangaço" (como as moscas que voam na direção das luzes assassinas dos açougues) a procura de glamour e ostentações. Tsc, amarga ilusão. Dentro do homem ainda reside uma besta-fera primitiva que vez em quando dá as caras. Esses novos "cangaceiros" também não perdoam traições e, como o Zé Baiano, punem essas mulheres cruelmente.