DOIS LIVROS QUE SE COMPLETAM

Prof. Antônio de Oliveira

Dois livros de Leonardo Boff que se completam: O Despertar da Águia: o dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. Um desdobramento de A Águia e a Galinha.

Águias mantinham seus ninhos nos píncaros de uma imensa montanha. Certa vez, um tremor de terra provocou a queda de um ovo de águia montanha abaixo. O ovo rolou trepidando, saltitando que nem uma bailarina, até parar, depois de um repique, sobre o cercado de um terreiro, onde, no sopé da montanha, um fazendeiro mantinha um galinheiro. Solidárias, as galinhas decidiram, por unanimidade, cuidar do ovo. Ou por outra: nem uma se opôs, desde que a águia nascitura se adaptasse à sua cultura.

Passadas algumas semanas, o ovo se abriu e uma bela águia nasceu. Nascida no meio de galinhas, naturalmente o modelo de criação proporcionado por essas só podia ser de galináceos que vivem ciscando de cabeça baixa. Não voam alto tampouco. Ela vivia em conflito. Era uma águia criada como galinha. Amava suas colegas de espaço, mas, no íntimo, queria mais: voar alto!

Um dia, enquanto ciscava o chão à procura de insetos, a águia tornada galinha olhou para o céu e viu um

bando de empoderadas águias voando nas alturas. Gritou:

– Oh! Como eu gostaria de voar, como aquelas aves...

As galinhas riram e zombaram dela:

– Você não pode voar como aquelas aves. Você é uma galinha como nós. E galinhas não voam.

– Pense nisso. Você se torna aquilo em que você acredita

E mentaliza...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 22/01/2023
Código do texto: T7701631
Classificação de conteúdo: seguro