POR QUE A MENTIRA ESTÁ ENTRE OS PECADOS CAPITAIS?

Eu fui criado num ambiente familiar onde aprendi que a mentira é uma falta muito grave e passível de duras penalidades paternais e de membros adultos e mais velho da família.

Meu avô, por parte de pai, era delegado de polícia na pequena cidade da região oeste do estado do Paraná, onde nasci e passei metade de minha infância.

Nessa época, entre 1971 e 1974, apesar de estarmos sob uma ditadura militar, meu ambiente familiar era de relativa liberdade, sem carrancismo por parte dos adultos, nem mesmo por parte de meus avós, mas aos meninos eram ensinadas certas regras morais e sociais para a manutenção da boa convivência e ao respeito mútuo; e entre umas das três regras mais importantes estava a mentira, a qual éramos instados a nunca fazer uso. “Por que é a partir de onde o homem perde a honra”, dizia meu avô João, o delegado.

Relembrando minha experiência familiar de criação e formação, e o decorrer da minha evolução de amadurecimento, vivi situações em que sofri as consequências da mentira dita por mim.

Da segunda fase da minha infância até o fim da adolescência as vezes que menti, em variadas situações (não muitas) eu passei vergonha, e sempre lembrava de um adágio dito reiteradas vezes por minha avó materna, Maria Foganholo: “A mentira tem pernas curtas”, e “Quem cochicha o rabo espicha”.

Nos anos de minha infância sempre escutava a fábula conhecida como Pedro e o Lobo, contando a história de um vilarejo que foi dizimado em decorrência das reiteradas mentiras ditas por um menino local. Essa fábula me ensinou definitivamente que mentiras tidas como natural e ditas amiúde causam tanto mal ao mentiroso quanto à coletividade à qual ele está inserido; seja um família, grupo de trabalho, uma comunidade, cidade ou nação.

Meu, pai um homem honesto e decidido, mas considerado o mais malicioso da família, costumava me dizer quando me pegava numa mentira: “Um homem jamais deve mentir; a não ser para defender a própria integridade física”.

Diante disso posto considero que foi muito difícil para mim driblar momentos em que me defrontei com situações que me levavam a mentir, sei que todos os seres humanos possuem a compulsão natural para mentir. Se foi difícil para mim enquanto indivíduo, imagina como é complicado controlar a coletividade na tendência pela compulsão à mentira.