Quando a pureza convive no sistema impuro

Eu admiro a personagem Tsunemori Akane, personagem principal do seriado de animação "Psycho Pass", da empresa japonesa I.G. Production, protagonista também do mangá "Inspetora Tsunemori Akane", que a Panini publicou no Brasil.

Num Japão futurista o controle social chegou, através de aparelhos sofisticados eletrônicos, à medição da tendência criminal das pessoas, com medidores colocados em toda parte, até nas armas da polícia, ligadas ao sistema "Psycho Pass". Pessoas podem ser presas ou até mortas por conta de crimes que nem foram cometidos. A medição é numérica e se houver tendência criminosa mais leve a arma libera o disparo paralisante; acima de 300 (assassinos em potencial) pode ser feito o disparo letal. Na verdade tais pessoas, exceto em caso de confronto, deveriam ser presas e levadas para isolamento e tratamento. Todavia muitos policiais se acostumaram a simplesmente atirar para matar desde que a arma, ou seja uma máquina, autorizasse.

Também existe a medição do coeficiente criminal por matiz, e as cores mais pesadas são indício de tendências assassinas.

 

Tsunemori Akane com sua equipe de coatores. Como ela os trata de igual para igual conquistou o respeito de todos, quando a maioria dos inspetores trata os coatores com desprezo.

 

 

Muitos policiais foram rebaixados a "coatores" (na prática, capangas encarregados do serviço sujo por serem capazes de matar) por conta das tensões da profissão que elevaram seu coeficiente criminal. Entretanto o matiz de Akane se mantém sempre azul turquesa, revelador de pessoa absolutamente serena e sem qualquer tendência criminosa, fato que gera até inveja.

Desde o princípio, após ser a primeira na academia de polícia, Akane discorda dos métodos radicais e se recusa a matar a sangue frio ou permitir que os coatores ajam dessa forma. Isso já vai provocando oposição a ela dentro da própria polícia, mas com sua competência, integridade e coragem Akane vai se impondo aos poucos.

Tsunemori Akane é uma personagem fascinante. Não tem poderes, não é uma super-heroina. Tem consciência de que serve a um sistema cruel e iníquo, que pouco valoriza a vida humana. E que ela não pode transcender o sistema e nem tem poder para mudá-lo. Ela não pode fazer tudo, mas faz tudo o que pode. E mesmo correndo riscos Akane se esforça para que pelo menos o seu departamento funcione com justiça e humanidade.

Se no mundo real houvessem alguns milhares de "Tsunemoris Akanes", certamente este nosso mundo iria melhorar muito.