Gentileza ... nunca é demais

 

 

Muitas vezes as palavras não são entendidas, muito menos explicadas, nem mesmo as palavras em inglês e assim as pessoas vão ignorando tantas palavras do nosso vocabulário e procurando  discussões com quase todo mundo.

Em 2004, fiz uma apresentação para os alunos do Ensino Fundamental na escola particular onde lecionava.

Veja bem leitores: Escola particular, paga, cara,  onde a criançada tem mais privilégios, recursos, acesso à viagens nacionais e internacionais, alimentação muito boa, casa ... enfim tudo aquilo que é essencial para adquirir uma boa educação.

 

              

 

Falei sobre o "Profeta Gentileza" (José Daltrino), mas antes perguntei: "Quando foi a última vez que => VOCÊ praticou a 'GENTILEZA'?"

Após dois longos minutos percebi que as crianças e pré adolescentes não tinham compreendido a palavra "gentileza". Dei uma volta ao redor do auditório e perguntei: "Você sabe o quê vem a ser "GENTILEZA"?"

Não houve resposta. Talvez a timidez e vergonha impediram que respondessem. Entre a 5a e a 8a Séries os hormônios já começam a dar sinais. Melhor não insistir.  

Assim que expliquei, as mãos foram levantando e uma enxurrada de gentilezas foram saindo das bocas da plateia infantojuvenil, mas houve quem manifestou por não achar que "lavar o carro do avô" fosse uma gentileza. Surgiu então uma discussão.

Resolvi apenas questionar: "Seu avô disse o quê sobre vocês lavarem o carro dele?" Os três meninos, que eram irmãos, falaram que o avô agradeceu muito e abraçou cada um deles bem forte.

Fiz outra pergunta: E vocês? O quê acharam?

Falaram que foi muito bom e que passaram a lavar o carro do avô todo domingo ... e todos juntos.

Me perguntaram: "Professora, fizemos uma gentileza ou não?"

Respondi: "O importante é que quem recebeu a gentileza e quem a praticou estejam sentindo bem, satisfeitos e felizes. Concordam?"  😉

 

O Google tira duvidas, responde tudo, mas não ensina tão bem quanto a GENTILEZA em pessoa. 😊

 

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 22/01/2023
Código do texto: T7701221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.