HOMENS E ANIMAIS

Compreendo o real significado da palavra "racional" quando vejo em mim mesmo e em grande parte da humanidade as lágrimas do arrependimento espalhadas em nossas faces. Não me baseio em estudos ou pesquisas científicas - apenas em minhas próprias ponderações - para afirmar que os animais irracionais em geral, e as feras em especial, não se arrependem de seus atos. Simplesmente agem consoante seus instintos naturais e bestiais de sobrevivência.

Novamente torno a repetir que minhas reflexões aqui aleatoriamente registradas padecem de observações e conhecimentos mais avançados, acurados e demorados, por isso rogo que seja entendido o meu pensamento ora exposto somente como veleidade beletrista. Além do mais, sabemos que nós humanos somos dotados de corpo, alma e espírito, enquanto os animais têm apenas os dois primeiros fatores, não lhes sendo concedido o espírito.

Se os seres humanos também não tivessemos espirito não ganharíamos o dom de nos arrepender. E não seríamos, destarte, a imagem e semelhança de Deus como não o são os animais conforme afirmado na santa palavra de Deus. Além do mais, caso não fossemos espirituais inexistiria o pecado e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não necessitaria vir habitar entre nós cheio de graça e de verdade, para morrer na cruz com vistas ao perdão eterno e com a subsequente ressurreição para nos justificar ao Pai e nos regenerar, nos tornando, pela fé e pelo arrependimento, após recebe-Lo como nosso único, suficiente e eterno salvador, e só então, filhos de Deus.

Assim, à minha visão e compreensão da revelação divina, o arrependimento é uma das condições SINE qua non para entrar no Reino de Deus, por intermédio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Fator esse, por conseguinte, que nos diferencia dos bichos e animais, os quais simplesmente vivem, cumprem sua missão natural e morrem, viram pó e somem. Sem eternidade.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 22/01/2023
Reeditado em 22/01/2023
Código do texto: T7701219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.