SIC TRANSIT GLORIA MUNDI

Prof. Antônio de Oliveira

Essa frase, em latim, significa: Assim passa a glória do mundo.Frase, por sua vez, quase idêntica encontra-se na Imitação de Cristo, de autoria atribuída ao alemão Tomás de Kempis, nascido em Colônia, em 1380, e falecido em 1471, aos 91 anos de idade: “O quam cito transit gloria mundi”, Há outras variantes como mesmo sentido, como figura deste mundo.

“Sic transit gloria mundi” é também o título do primeiro poema de Emily Dickinson (1830-1886),um dos dez poemas dessa escritora norte-americana para serem lidos antes de a morte nos levar. Contudo, normalmente poemas de Dickinson não apresentam título.

Ultimamente têm morrido muitos famosos.Se verdadeiros artistas, cabe o dito; “ars longa, vitabrevis”. Esses que agora se vão são fruto de uma safra talentosa, sem entrar no mérito de cada uma, cada um.Verdade é que os critérios são díspares. Se alguém observa, no saguão de um aeroporto, a chegada simultânea de um craque de futebol e de um pesquisador benfeitor da humanidade,a torcida é toda do jogador.

Nossasautoridades, porque constituídas a nosso serviço, em geraldesfrutam de mordomias inacreditáveis, tidascomo justase veríssimas.Falar é fácil. Ser coerente? Aí é que a porca torce o rabo,..

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 21/01/2023
Código do texto: T7700569
Classificação de conteúdo: seguro