MAIS UM CAFEZINHO?
Prof. Antônio de Oliveira
Com açúcar ou adoçante?
Com açúcar e com afeto. Sem açúcar nem adoçante. Sem nada... Puro. Sim, puro...
Pode-se dizer que o café é uma bebida nacional, característica,icônica, podendo, entanto, não tão raro assim, de garrafa cinco fffff: frio, fraco, fedorento, formiguinha no fundo.
Ou, então, ocasional e cerimoniosamente, ser servido em xícara de porcelana. Ou em simples ato, como quando se oferece café requentado.
Segundo Johannes. Wolfgang Goethe,
“Um homem é o que ele lê, come e bebe.
Logo deve escolher a melhor leitura, a melhor comida e a melhor bebida.” Semana passada, referi-me à crônica de Fabily Rodrigues, na revista Café MOTIVAÇÃO, com o título: Divindade do ato de servir. Colhi esse pensamento que dedico aos que assim pensam e agem.
Por falar em Goethe, uma ocasião–faz tempo, cerca de três décadas – trabalhava eu numa instituição de ensino superior . O senhor diretor me pediu então que eu bolasse uma mensagem de fim de ano, em alto estilo, etc... etc...Pois bem, já que estamos falando em Goethe, considerado o grande poeta alemão, lembrei-me de um verso seu: “Überallen Gipfelnist Ruh”, com a tradução “A paz reina nas alturas”,tendo como referência o poeta, nome por extenso. Título do poema musicado. Pessoas físicas e jurídicas responderam à mensagem, agradecendo. Dentre osrespondentes, alguém agradeceu diretamente ao sr. Johannes Wolfgang von Goethe. No Natal, manter o foco. Não confundirquem é quem...