MAIS UM CAFEZINHO?

Prof. Antônio de Oliveira

Com açúcar ou adoçante?

Com açúcar e com afeto. Sem açúcar nem adoçante. Sem nada... Puro. Sim, puro...

Pode-se dizer que o café é uma bebida nacional, característica,icônica, podendo, entanto, não tão raro assim, de garrafa cinco fffff: frio, fraco, fedorento, formiguinha no fundo.

Ou, então, ocasional e cerimoniosamente, ser servido em xícara de porcelana. Ou em simples ato, como quando se oferece café requentado.

Segundo Johannes. Wolfgang Goethe,

“Um homem é o que ele lê, come e bebe.

Logo deve escolher a melhor leitura, a melhor comida e a melhor bebida.” Semana passada, referi-me à crônica de Fabily Rodrigues, na revista Café MOTIVAÇÃO, com o título: Divindade do ato de servir. Colhi esse pensamento que dedico aos que assim pensam e agem.

Por falar em Goethe, uma ocasião–faz tempo, cerca de três décadas – trabalhava eu numa instituição de ensino superior . O senhor diretor me pediu então que eu bolasse uma mensagem de fim de ano, em alto estilo, etc... etc...Pois bem, já que estamos falando em Goethe, considerado o grande poeta alemão, lembrei-me de um verso seu: “Überallen Gipfelnist Ruh”, com a tradução “A paz reina nas alturas”,tendo como referência o poeta, nome por extenso. Título do poema musicado. Pessoas físicas e jurídicas responderam à mensagem, agradecendo. Dentre osrespondentes, alguém agradeceu diretamente ao sr. Johannes Wolfgang von Goethe. No Natal, manter o foco. Não confundirquem é quem...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 21/01/2023
Reeditado em 21/01/2023
Código do texto: T7700565
Classificação de conteúdo: seguro