O LEITO DE PROCUSTO

Na mitologia Grega existe a figura enigmática do Gigante Procusto. À Primeira vista, parecia gentil e amável. Recebia em sua casa viajantes solitários e lhes oferecia o seu leito para pousada. Mas, por trás de toda aquela hospitalidade existia um espírito cruel e intolerante: Caso a pessoa fosse menor que o seu leito de ferro, ele quebrava os ossos e as esticava até chegar a medida exata do leito. Caso fossem maior, ele amputava as extremidades ou a cabeça. E ninguém jamais poderia escapar de seu destino, pois ele tinha dois leitos com medidas diferentes. Esse tema foi muito bem abordado pelo Prof. Daniel de Carvalho Luz em seu livro “Insigth Volume Um”.

Eu vejo o nosso querido país mergulhado em um sentimento profundamente Procustista e intolerante. Pessoas são pesadas, medidas, enquadradas e aprisionadas por pensar de forma diferente do sistema pré-estabelecido. Extremidades são podadas. Cabeças são amputadas! Estamos em um curso que qualquer pessoa cujo pensamento não esteja devidamente alinhado com o sistema poderá ser amordaçada e aprisionada sem o devido processo legal e sem direito de defesa. O pensamento tem que ser padronizado. Não pode haver divergentes. E tudo em nome da Democracia! Então, meus caros, a mim me parece que o Sistema está se tornando no próprio Leito de Procusto! Em seu nome, divergentes poderão aguardar o seu destino batendo nas farpas de arames em um campo de concentração. É preciso combater com toda energia o Procustismo antes que se torne uma síndrome! A intolerância dos tolerantes é a pior de todas as intolerâncias!

Sabe como termina a história de Procusto? No final ele foi enquadrado por Teseu e morto em seu próprio leito. Essa metáfora não parece bastante sugestiva?!

JADILSON
Enviado por JADILSON em 20/01/2023
Código do texto: T7699875
Classificação de conteúdo: seguro