Saudade

Saudade não é só melancolia e ainda bem que não é. Saudade pode ser uma aconchegante lembrança que ficou em tempos idos mas seu lugar é lá mesmo, no passado. Coisas que fazem parte do “dossiê” de uma pessoa e que lhe confere identidade. Sem essas pequenas peças do grande quebra-cabeças humano ninguém consegue existir e eu ousaria dizer que há quem passe para o lado de lá sem completar seu jogo, sem entender inteiramente o propósito da sua vida. Tem até quem não se importe com questões existenciais, afinal dá trabalho demais e ninguém passa do dia final. Será?

Certo é que lembrar é revisitar as sensações como uma cápsula do tempo para o bem e para o mal, portanto é faca de dois gumes. Não tenho receio da saudade, pois até a palavra em nossa língua é exclusiva e intensa tendo o privilégio de não permitir tradução exata, algo muito bonito. No entanto, pode ser uma Caixa de Pandora se o espírito não for resistente. A gente precisa desembrulhar a lembrança, tirar o devido proveito e voltar a fechá-la tal qual o portal de um multiverso (tão em moda na ficção atual) sob pena de não se viver o presente, ficar paralisado. O dinamismo da vida não permite que olhemos para trás a todo momento exemplicando com outra metáfora: a esposa de Ló na Bíblia, que, ao sair de Sodoma, ousou olhar para trás transformando-se em estátua de sal.

Definitivamente a saudade que nos remete ao passado precisa ser tratada com carinho para não abrir feridas já amenizadas. Mas às vezes bate uma saudade sob forma de odores, ritmos, lugares ou sabores que servem como bálsamo para seguir em frente, pois há saudades impossíveis de serem matadas. Sorte daquele que encontra uma pessoa cujo semblante o faz lembrar de alguém que já amou ou passa pelo exato cenário em que outrora foi muito feliz e nesse momento, caso feche os olhos, verá a si mesmo mais jovem e esperançoso, de olhos dardejantes de vontade que aquele instante se eternize. Passado o encanto, ainda fica um cheirinho de maresia com tantas memórias que as ondas do tempo trouxeram.

Ninguém precisa sofrer quando sentir saudade bastando fazer o que os melhores perfumistas estrangeiros fazem: criar uma essência mental formada por recortes de momentos que o marcaram positivamente e que fazem-no sentir-se único, aplicar nas horas estratégicas em que falhar não é uma opção. Esse extrato dotará a pessoa da coragem necessária para não aceitar nada menos do que ela merece e a autoconfiança reduzirá seus obstáculos a pó, mas sempre tendo em mente que olhar pelo retrovisor o tempo inteiro retira o foco do iminente, do imediato. A vida urge.