O som do silêncio
Onde encontrar um lugar para ouvir o silêncio? Fazer uma pausa nos ruídos e só ouvir a natureza. Hoje, na maioria dos lugares estamos ouvindo algo ou alguma coisa.
A audição é involuntária. Não tem como fechar os ouvidos como fechamos os olhos ou optamos por não comer ou evitamos o toque de algo desagradável. Ouvir significa estar alerta, é um traço evolutivo da espécie humana. Estar alerta contra os perigos do ambiente para os nossos ancestrais era a capacidade de ouvir os ruídos do perigo. Se um predador chegasse sorrateiramente para devorar a sua presa, ouvir um leve ruído de um galho quebrando com o seu andar bastava para que a presa se tornasse alerta e evitasse virar um jantar. .
Na vida moderna ³nossa audição está ocupada ou contaminada com ruídos desnecessários. Cada um de nós tem um celular e cada vez mais em vez de mandarmos mensagens escritas, enviamos áudios por serem mais rápidos que a escrita. E o destinatário da mensagem tem que ouvi-la e a ouve, em qualquer lugar. Não se preocupa com o outro que está do lado e que não tem como fechar os ouvidos! Sem falar no you tube, tic toc, lives e todos os ruídos do celular notificando recebimento de mensagens no whatsapp, facebook , instagran, alertas de compromisso. Quando vejo alguém em público ouvindo celulares não posso deixar de pensar: se todos resolvessem ouvir celulares em todos os lugares? E se todos começassem a buzinar nas ruas por qualquer motivo, ou ouvir as suas músicas preferidas bem alta em caixas de som dos carros?
E o ruído das pessoas que resolvem discutir ou dizer coisas sem se preocupar se o outro quer ouvir? Quantas vezes não concordamos com o que foi dito por ser a maneira mais fácil de calar as pessoas? Muitas questões se abrem ao pensar na vida social e no direito de cada um e de todos nós. Não posso deixar de pensar na máxima de Kant (filósofo prussiano,1724-1804): “Aja de tal maneira que a sua ação possa se tornar uma lei universal.” O bom individual teria que ser também o bom coletivo. Talvez , em um futuro bem distante , a espécie humana terá como um traço evolutivo, a capacidade de fechar os ouvidos.
Márcia Cris Almeida
19/01/2023