Amor e Poesia
TENHO certeza que a palavra mais pronunciada (em qualquer idioma) é amor. Até os brutos também amam. O amor é um sentimento inerente ao ser humano. Ele possui várias variantes, mas o amor mais forte e fascinante é aquele entre duas pessoas que se amam de verdade. Nem sempre um grande amor se completa, às vezes é vítima das adversidades.
Vários grandes escritores escreveram obras-primas versando sobre o amor, tanto em prosa como em verso. Pessoalmente acho que o amor tem mais a ver com a poesia. Certo? Seu lá, há romances que são poesia em prosa. Sempre achei que o amor é uma metáfora da vida. Como viver sem amor? A vida fica insustentável, triste, inútil. O amor é o oxigênio e vetor do coração.
Sempre que falo no assunto recordo a definição de Francisco Julião: “Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais, porque é dádiva e humildade”. Uma verdade abissal.
Mas acho ainda mais arretada e fascinante a definição de Milan Kundera porque ele relaciona o amor à poesia. São palavras dele: “O amor começa com uma metáfora. Ou, por outras palavras, uma mulher se inscreve na nossa memória poética”. Arretado.
Por fim, é preciso lembrar que o amor só se completa de verdade com o prazer, aí precisamos lembrar o que cantou Rita Lee numa música: “Amor é poesia e sexo é carnaval”. Arrebentou. William Porto. Inté.