Apontamentos Reais
Vejo os DEScaminhos que a Educação Brasileira (Educação? Brasileira?) tem tomado ao longo de décadas (um grave problema, para além dos DESmandos dos representantes da chatíssima dicotomia Esquerda x Direita e vice-versa...), eu DESconsidero terminar meu doutorado (hah! Eu sequer comecei! Mas vamos manter o bom humor; só ele os permite segurar essa bronca braba da realidade que favorece uma meia dúzia de poderosos), haja vista que afunilar demais o conhecimento não vai me garantir um emprego (há pessoas com doutorado vendendo hot dogs nas ruas...), grana ou sei lá o que mais...
Deixando um pouco de lado essa conversa bem informal, vamos direto ao que interessa? Um doutorado garante apenas maior percentual sobre o salário (conheço uma meia dúzia de pessoas que o fizeram com esse único objetivo em mente: ganhar mai$...). Num país SEM Educação, com um alto nível de pessoas não alfabetizadas, que não sabem que possuem direitos e deveres etc. e tal, para que serve mesmo um doutorado, Professora? Ah, sim: para fazer como aquele cabecinha de vento que tem uma Ferrari para passear na favela... ("Eu não entendo o delírio de mentes insanas"*).
Dureza, né, Gente Fina?
NOTA
* Discurso do Demolidor na história "... E então você morre!", publicada em Superaventuras Marvel Nº 100 (1990), pela Editora Abril (SP). O "DD" se referia aos delírios do vilão abutre, que profanava túmulos em busca de joias, ouro etc., tendo sido pego pelo Homem Sem Medo profanando o túmulo de Heather Glenn, ex-namorada deste. (Eu gosto de revisitar essa história em específico, porque ela traz elementos que remetem a uma época em que eu sonhava mais e acreditava mais nesses sonhos... Ademais, esses elementos tem um quê filosófico, sociológico etc.)