NOSTALGIA... 16h28min...

Os prezados leitores (as) tiverem boas participações, quando mencionamos alguns fatos, dos anos 60. Nos anos 70, em pleno Regime Militar, bons para a grande maioria e ruim para alguns, que clamavam por “democracia”, quando na realidade queriam derrubar o Governo Militar, para impor e colocar um regime semelhante a Cuba...

Mas, o nosso tema não é este, porém, os “milagres” ocorridos nos anos 70, aos poucos a população, foi, com muito sacrifício adquirindo sua TV, a princípio preto e branco e mais tarde para alegria da família a cores. Não fomos exceção, nossa primeira TV a cores, veio através de um consórcio, em 24 pagamentos, quando chegava mais ou menos na metade dos pagamentos, a mesma era entregue. Não consigo lembrar a marca, era de 20 polegadas com uma nitidez de imagem perfeita. *

E o telefone? Lembro como se fosse hoje, - em 1976 – fui a TELEPAR, comprei dois telefones residenciais, um para mim, e outro em nome do saudoso amigo, que era proprietário, da pequena empresa, mas, que nós já tínhamos participação. O pagamento era em 36 meses, aproximadamente no vigésimo pagamento o telefone era instalado, e comunicar-se pela primeira vez fica em nossa memória, ligamos para casa de uma tia, que o tinha adquirido nas mesmas condições.

Muitos vizinhos vinham solicitar um favor para fazer uma ligação. Tudo isto estava acontecendo, em razão que, nos anos 70 foi criado a Telebrás, que deu a infraestrutura da telefonia no nosso país. O celular veio bem mais tarde. O custo mensal era insignificante, você tinha direito a fazer cem ligações de quatro minutos, sem qualquer ônus, recebia dois telefones, um normalmente ficava na sala e a extensão no quarto do casal.

No governo FHC, o sistema já bem estruturado, foi vendido, por um valor bem abaixo, afirmam que o sistema valia 40b foi “vendido” por20b, e pasmem! Com o dinheiro financiado pelo governo. Dai para frente, foi um Deus nos acuda, as tarifas subiram assustadoramente, anos depois fiquei perplexo, pois constatei que estavam me cobrando uma tarifa mensal, “aluguel” em cima da extensão que fora nos dado de cortesia. Esta empresa, de triste memória se chamava Brasil Telecon, depois de muitos anos de exploração, emigramos para Net...

E hoje? A grande maioria não tem telefone fixo, pois o celular “impera”. Até ia esquecendo de mencionar as Listas Telefônicas, que eram enviadas todos os anos, tínhamos o “privilégio” de sermos o primeiro da lista da letra W, pois o nosso sobre nome por um erro de cartório não tinha o Zimerman, não tinha o m e n repetido.

Curitiba, 17 de janeiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Em tempo: hoje a medicação da Covid acaba, já estou bem melhor.

O colega Barret, lembrou a marca: Sharp, que agradeço.

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagesespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/01/2023
Reeditado em 17/01/2023
Código do texto: T7697558
Classificação de conteúdo: seguro