VIAGEM A SIMPLÍCIO MENDES PIAUÍ.

No ano de 1969 viajavam: Estevão Romão de Baixão dos Mendes, Raimundo Rocha Jatobazinho, Manoel Da Julia de Poção, Valú da Gameleira e Adão eu. Pegamos a Cal em Jatobazinho na Caeira de seu Raimundo e seguimos destino a Simplicio Mendes no mesmo Estrado Piauí.

Na parada do meio dia, sem São João do Piaui. Estávamos debaixo de um Cajueiro, com boa sombra descansando, nós e os animais; comemos um prato com carne feijão e arroz.

Era essa nossa comida sempre, cozinhávamos meio dia, a sobra misturava com farinha para noite. Nesse meio tempo, apareceu um Senhor bem vestido, eu não o conhecia, só meus companheiros mais velhos, eu era menino. Era Sousa Soares, filho de Alvino Soares.

Que ia visitar o irmão Seu Vino de Poço do Rego. Ficou conversando conosco, sobre o município de São Raimundo Nonato, ele sabia que éramos de lá. Disse Sousa que dos municípios do Sudeste, São Raimundo Nonato, só igualava a Floriano em número de gente alfabetizada, pelo menos que assinava o nome. Depois seguiu viagem para Poço do Rego.

Fomos dormir na chapada ante de Santa Rita. De manhã comi um pedaço de rapadura, esse me deu uma fraqueza horrível. Fiquei fraco e corria suor. Tipo desmaio. Seu Raimundo fez um inguento com folhas de Alecrim. Foi aí que senti uma certa melhora.

Chegando à cidade vendemos a cal e fomos rezar na Igreja Sagrado Coração de Jesus. O tropeiro era muito católico e homem de fé. Compramos umas coisinhas, cada um de nós e retornamos. Quando passávamos na Baixa da Soledade, tinha um caminhãozinho virado com três bois. O motorista sozinho não podia levantar o carro. Pediu que ajudássemos, que era possível desvirá-lo. Paramos a tropa e todos conseguimos levantar o carro. O homem ficou tão contente que nos deu uns trocados.

Em poção deixamos Manoel, Jatobazinho Raimundo, eu e Valú seguimos para Gameleira, eu para São Pedro. Foi uma boa viagem. Com lições para mim, menino tropeiro.

NHOZINHO XV.

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 17/01/2023
Código do texto: T7697420
Classificação de conteúdo: seguro