NA PRAIA COM CHUVA

 

 

Nos feriados do último fim de ano (2022-2023) o tempo foi extremamente chuvoso. As pessoas que viajaram para as praias do litoral paranaense pouco aproveitaram, o sol teimou em não aparecer.

 

Eu mesma já fui em feriados prolongados para a praia e lá encontrei somente chuva. Imaginem uma família encerrada em apartamento, ansiando pelo sol, vendo o mar pela janela. Logo todos estarão cansados de assistir TV, dos jogos de cartas e das leituras de livros e revistas. Aqui, em nosso litoral, temos as praias de Guaratuba e Caiobá, que a turma do humor batizou de Guarachuva e Caiobarro.

 

Em uma ocasião, fui com meu companheiro para Florianópolis. Íamos passar um fim de semana prolongado. Saímos na quinta-feira de madrugada, uma vez que Celso tinha marcado uma palestra sobre Fractais para o Curso de Engenharia da Computação da UFSC nessa mesma tarde, depois ficaríamos livres para desfrutar das praias e tudo o mais. A professora Elisabeth, colega dele na PUC – PR, também participaria do evento. Ela fazia mestrado naquela instituição e havia alugado um pequeno apartamento perto do campus. Colocou-o a nossa disposição para aquele fim de semana, uma vez que não ficaria em Floripa.

 

Então, tudo estava bem arranjado, exceto o tempo. Saímos de Curitiba com uma chuva fina e persistente que nos acompanhou por grande parte do trajeto. Quando nos aproximamos da capital catarinense o tempo piorou e o volume d’água só aumentou. Para nosso azar, choveu de quinta a domingo e, na segunda à tarde, quando voltamos, não chovia, todavia o tempo estava carrancudo, não vimos o sol uma única vez.

 

Entretanto, não nos rendemos e nem ficamos desolados. Havíamos levado guarda-chuvas e fizemos todos os passeios planejados. Saboreamos peixes, siris e camarões no centro, na Lagoa da Conceição e em Santo Antônio de Lisboa. Caminhamos sob chuva pelo calçadão da Felipe Schmidt e pelas praias desertas. Vimos barcos coloridos, inativos, na areia. Que pescador sairia para o mar com aquele tempo? Tiramos muitas fotos. Claro! Não ficaram perfeitas pois não havia boa iluminação, com o céu e o mar se confundindo em cinza.

 

Enfim, não foi exatamente o que planejamos, porém não foi frustrante. Não deixamos que fosse.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 17/01/2023
Reeditado em 17/01/2023
Código do texto: T7697235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.