É ESPORTE OU NÃO?

Esporte, segundo o dicionário Aurélio é qualquer atividade física usada para melhorar seu condicionamento físico, saúde ou recreativo.

O ano começa com um governo e líderes novos, sendo assim, frases de efeito aparecerão como todo o início de um novo sistema. Rostos precisam aparecer e trabalhos devem ser colocados na mesa.

A ex-jogadora de vôlei e agora Ministra dos esportes, Ana Moser, colocou em pauta uma dúvida que paira na cabeça de muitos interessados em esportes, seja qual modalidade for. Disse em entrevista que os esportes eletrônicos, conhecidos como eSports, não devem ser considerados esportes, portanto não devem receber investimento.

A ex-jogadora de vôlei afirma que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria de entretenimento e não dos esportes. Moser chegou a comparar os eSports com a cantora Ivete Sangalo, dizendo que os atletas de esportes eletrônicos treinam, assim como a cantora de axé treina para suas apresentações.

Cada um pode pensar da maneira que quiser, achar que sim ou que não, entretanto, quando se trata de valores, e no caso do eSports, muitos valores, cada um quer assegurar o seu. Sabemos que os aparelhos de games, em geral, foram criados para entretenimento e que as competições ficavam a cargo dos amigos que se juntavam em casa ou Lan houses para disputar torneios. No meu caso, nunca passou de brincadeira.

Não estou muito ligado a essas atuais competições, nem tenho ideia de quem está melhor ou pior, então, discuto esse assunto como leigo que sou.

Segundo o Aurélio, esporte serve, entre outras funções, para melhorar o condicionamento físico, ou seja, baseado nesse ponto, eSports não é esporte. Agora, se focarmos na parte do recreativo, que também consta no dicionário, essa categoria é considerada esporte.

Seria apenas interpretação de texto ou evolução do mundo?

Repito, se não houvesse dinheiro envolvido, não haveria polêmica, mas como todos estão preocupados com a fatia do bolo, o tema tomou outro rumo. Com tantos problemas graves para resolver, a discussão ficou em algo que, de certa forma, é insignificante.

É esporte ou não? Qual a sua opinião?