A 50.000 anos daqui

Ontem, pelo Jornal da Band, eu soube que um cometa que passa perto da Terra a cada 50.000 anos, já está passando e é visível no Hemisfério Norte agora em janeiro.

Nossos leitores notaram algo para lá de invulgar? 50.000 anos! Isso remonta ao Paleolítico Médio! Fico tentando imaginar a sorte de nossos ancestrais em ter visto esse corpo celeste passeando pelo Cosmos nessa época! Isso é muito tempo para a humanidade. Somos uns sortudos mesmo! Nessa época supracitada o Saara era um oásis real! Tinha água e florestas nele! Nenhum figurão histórico (das principais religiões conhecidas, da Filosofia etc.), por mais antigo que fosse, sequer soube desse cometa! Somos uns sortudos mesmo, Papai do Céu!

Os Egípcios se referiam a muitos eventos importantes de sua história como "A Primeira Vez". Isso me encanta! É a primeira e a última vez que nós vamos ver esse cometa! Somos uns sortudos mesmo! Eu me lembro (com alguma saudade, claro...) de três e mais décadas atrás; mas cinquenta milênios é um tempo muito grande. Foge de minha compreensão, tão limitada às memórias de minha época...

Somos uns sortudos mesmo! Deus deve estar rindo agora – Ele sabe o que faz...

Um turbilhão de coisas me passa pela cabeça agora. Vida, Morte, Sonhos, Ilusões... Sonhar o sonho impassível – equilibrando-se numa corda bamba sobre um viaduto decadente. A nossa compreensão nos leva até caminhos distantes. Depois deles, só nossa imaginação ousa passear. Corajosa ela. Intrépida! E ai daqueles que optarem por segui-la de mãos dadas, a perder-se nos confins sem fim dessa jornada imaterial!

Borges, O Aleph já te mostrara tudo? Não. Ainda não, Leitor Eterno! Guardião das Bibliotecas da Eternidade! Há muito mais que os dias nos mostrarão. E esse aspirante a escritor (eu, no caso) deve se contentar com suas memórias de um Futuro Passado...