NA POEIRA DO TEMPO... 18h09min. (Reminiscências).

O ano era 1955, estávamos com 13 para 14 anos, o nosso primeiro trabalho, numa banca de revistas e jornais, tinha que estar lá as sete horas da manhã, e o trabalho ia até as sete da noite, quando o “empregador” aparecia, pela manhã, abertura e o encerramento, com certeza a banca era fechada, e o valores do dia entregue. Não permaneci neste emprego por muito meses, nem sabia que existia “carteira assinada”.

As vezes, me esforço para me lembrar, mas não consigo, de alguns detalhes, onde ia ao banheiro, por exemplo, se tomava água, e o que levava para almoço, mas uma coisa ficou evidente: sobrevivi.

Estas recordações vêm a nossa mente, pois há um fato marcante: em “nossa” banca, foi vendido o primeiro número em nosso Estado do Diário do Paraná, que circulou de forma ininterrupta de 1955 a 1983, bem mais tarde fomos entender que este jornal pertencia a um grande empresário brasileiro, que teve sua época, pois além dos jornais, foi o pioneiro das imagens da TV, a teve Tupi* desde a muito de saudosa memória.

Ali, não ficamos muito tempo, e hoje entendemos, a pessoa ficava com o colaborador poucos meses, de preferência menor, para não se comprometer com encargos socias, o mesmo aconteceu no outro emprego, ficamos um pouco de um ano, quando nosso saudoso tio, que era militar e foi transferido para Florianópolis, lá permanecemos um pouco mais de um ano, quando voltamos novamente para Curitiba, recomeçamos nossos estudos, de modo até inusitado, na cidade mencionada, na casa de duas professoras, nos preparamos para Admissão ao Ginásio, fomos aprovados, para finalmente começar o primeiro ano do ginásio, porém, dedicado a área de comércio: Instituto Olavo Bilac, do saudoso diretor e fundador do Instituto, Dr. Agenor Salgado, que fora militar, estudou e se formou em direito...

Estávamos concluindo o Terceiro Ano, quando, interrompemos, para prestar serviço militar na Polícia do Exercito na cidade do Rio de Janeiro, no longínquo ano de 1959, quando voltamos novamente, para o nosso emprego no banco, ingressamos em 12 agosto de 1958. 18h44min.

Curitiba, 07 de janeiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Assis Chateaubriand, empresário no ramo de jornalismo e pioneiro na TV.

Nascimento: 04 de outubro de 1892, Umbiziero, Paraíba. Faleceu em São Paulo, em 04 de abril de 1968, ex Senador, e um vulto emérito de nosso país.

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 07/01/2023
Código do texto: T7689211
Classificação de conteúdo: seguro