ANO CRIANÇA

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre."

(Carlos Drummond de Andrade).

Há um novo ano à nossa frente e, descontando as frases feitas, mas também fazendo uso delas: são 365 páginas em branco que serão preenchidas - pela fé de nossos atos ou pela força das circunstâncias - por algumas coisas boas e muitos imprevistos.

Mas a vida é assim, como já disse Guimarães Rosa: "(...) esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

E há que se ter coragem, pois nem tudo será fácil. Não é pessimismo: quem tem um mínimo de discernimento sabe que teremos que enfrentar dificuldades neste ano que ainda é uma criança. Por que as dificuldades existem para testar nossa paciência e nossa força. E convenhamos que seria de uma chatice atroz se tudo fosse um mar de rosas. Usando outra frase feita, as dificuldades existem para que valorizemos melhor as pequenas felicidades, que muitas vezes residem nas pequenas coisas: o sorriso de uma criança, o abraço amigo que recebemos de alguém que não víamos há algum tempo, aquele dinheiro encontrado no bolso de um casaco, que a gente nem lembrava mais que tinha guardado.

Na política, temos Lula voltando à presidência do Brasil. Apesar do choro e ranger de dentes daqueles que juram que o barbudo é ladrão, o que todos esperam (ou deveriam esperar, colocando as diferenças partidárias à margem) é que faça um bom trabalho pela gente mais vulnerável economicamente, afinal foi essa parte da população que o elegeu.

Mas não vamos entrar em discussão sobre esse assunto. Meu objetivo nestas humildes palavras que dígito é desejar que todos nós tenhamos um ano bom.

Se houver alguns perrengues - e certamente vão surgir muitos no correr desses doze meses - que o Patrão do Céu nos dê a capacidade de passar por eles sem muitos arranhões além daqueles que já temos.