Plantinha Tenra

CONCORDO com os estudiosos quando eles afirmam que o maior erro da redemocratização foi conceder anistia aos responsáveis pelo arbítrio, prisões, torturas, assassinatos e todos os atos de violência praticados no período da ditadura militar. Vejam que na Argentina, Chile e Uruguai, onde prenderam e puniram os fascistas responsáveis pela violência, não há nenhum sinal de movimentos pedindo a volta da ditadura. Alguém contesta essa verdade? Por isso precisamos lutar com denodo pela preservação da democracia rechaçando qualquer tipo de movimento em favor da volta da ditadura.

Nunca foi tão necessário lembrar o conselho de Otávio Mangabeira, ex-governador da Bahia, que dizia ser a democracia uma plantinha tenra que precisa ser cuidada e regada todos os dias para poder sobreviver. Uma verdade abissal.

Não se deve censurar o direito de opinião. Qual cidadão pode e deve ter o direito de fazer oposição a qualquer governo. É um direito inalienável. O que não pode é fazer apologia e reclame em favor da ditadura porque isso fere a lei e agride a democracia.

A discussão deve ser no campo das ideias respeitando-se o estado de direito. A democracia garante o direito à opinião, mas não as tramas golpistas dos nostãlgicos da ditadura. Ditadura nunca mais. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/01/2023
Código do texto: T7688174
Classificação de conteúdo: seguro