E o ano novo chegou!

2023 chegou! Como diz o poeta Carlos Drummond “novinho em folha” para mudar toda a nossa existência, fazer todos os projetos e sonhos dar certo. Parar de fumar, beber menos, beber mais, emagrecer, engordar, mudar de emprego, ser promovido, arrumar um emprego, estudar mais, estudar menos, reformar a casa, fazer aquela viagem, ficar mais tempo com a família. Tudo cabe no ano novo!

E sonhamos! Melhor do que sonhar, acreditamos! Esta é a diferença desta semana por todas as outras do ano: somos donos da nossa vida, planejamos o melhor, desejamos tudo, mas, principalmente, acreditamos. Na noite em que esperamos o melhor ano das nossas vidas chegar, pedimos ajuda a todos os santos, fazemos simpatias, rituais mágicos, usamos as cores certas, comemos as comidas que dão sorte. Festejamos como se todos os problemas do mundo congelassem no ano que passou. Estes sentimentos são contagiantes, todos são tomados pela esperança e pelo otimismo.

Esperança, renovação. Porque não conseguimos viver com este sentimento o ano todo? Porque não acreditamos e fazemos acontecer o que planejamos? Porque desejo é desejo, não foi feito para ser realizado, e se realizarmos, já não é mais desejo, é realidade. Somos seres desejantes, precisamos sempre querer alguma coisa,estar em busca de algo. No dia primeiro de janeiro de todos os anos, de todas as épocas, nada acontece! Amanhecemos, às vezes de ressaca, mas continuamos as mesmas pessoas e a realidade também.

Temos 365 dias de possibilidades para fazer acontecer o que desejamos. Na maior tarte do tempo, só sobrevivemos. A vida não é um espetáculo, não é um roteiro de filme bem escrito e bem dirigido. As coisas acontecem, e vamos nos adaptando à realidade e fazendo a vida encarrilhar. Até a última semana do ano, onde mais uma vez viramos super-heróis e planejamos e desejamos tudo novamente, até o ano que vem. São ciclos.

Que nunca percamos a capacidade de sonhar e recomeçar. Pense aqui comigo...

Márcia Cris Almeida

03/01/2023