Esclarecimento de Véio Chato
ESTOU colocando antes do “Inté” com que finalizo os meus acanhados textinhos, o meu nome verdadeiro William Porto (que completo é William Wilson Porto), D’Artagnan (com apóstrofo) era como me apelidava o professor Potiguar Matos, o Ferraz é sobrenome de minha saudosa mãe. Estou colocando o William por exigência de alguém a quem não posso contrariar: minha querida esposa Dina Nice. Mas a verdade é que detesto o meu nome. Ele não bate comigo. Não tem nada a ver com meu jeito de ser. Esse nome, William Wilson, foi sugerido aos meus pais por uma tia no dia do meu nascimento no final da Segunda Guerra. A tia ouvia diariamente a BBC de Londres e soube que naquele dia morrera um soldado americano ou inglês chamado William Wilson. Herdei o nome. Infelizmente. Detalhe: esse nome só me atrapalhou, era o último na chamada da escola, erravam documentos e quase ninguém pronunciava certo o danado do nome. Exemplo: em Pesqueira só me cham Uila ou Uilha. Juro.
Um amigo, um sujeito culto e gozador, me disse que o Professor me apelidou de Dartagnan por pura gozaçao porque esse mosqueteiro era o único analfabeto do grupo, uma inverdade: o motivo era por causa do meu combate na imprensa contra a ditadura,
No mais, William Wilson é um conto de Poe, talvez por isso não goste do escritor, prefiro o pseudônimo Dartagnan. Vida que segue. William Porto. Inté.