As terras já tem dono

Isso é um fato.

Ao realizar um trabalho de campo em Guaraú pude verificar até onde é capaz de chegar a especulação imobiliária.

Um rio de água doce desemboca no mar pela praia de Guaraú.

Um santuário ecológico de restinga e mangue se formou naturalmente acompanhando o seu percurso até o santuário ecológico da Juréia.

Ao longo da restinga toda aquela área verde até o paredão rochoso já estava sendo demarcado pela especulação imobiliária que já tinha dividido os pequenos lotes para venda.

Raoni, o velho cacique, com seus mais de noventa anos, ao subir a rampa ao lado do novo presidente, certamente teria dito "para manterem a floresta Amazônica para termos a sombra. Vocês estão querendo derrubar essa pequena floresta onde eu estou. Estão planejando destruir..."

O velho cacique está certo.

Fato é que estão derrubando há muito tempo as árvores centenárias, abrindo picadas, queimando áreas inteiras para a formação de campos para uso da agropecuária, rodovias e usinas hidrelétrica.

Não tem volta!

Ao longo das próximas décadas certamente não teremos a sombra das árvores e nem as árvores.

As terras já tem seus donos...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 03/01/2023
Código do texto: T7685577
Classificação de conteúdo: seguro