A caricatura
Edson Gonçalves Ferreira
Quando meu amigo de infância, Helvécio Ratton esteve em Divinópolis, minha cidade natal e querida e amada demais, o grande amigo Ziraldo também veio, porque se tratava do lançamento do filme "O menino maluquinho" e, inclusive, o garoto Samuel Costa que viveu o personagem ficou na minha casa, brincando com meus sobrinhos que, na ocasião, eram moleques ainda.
Ziraldo já conhecia e muito minha cidade, porque, aqui, namorou a sua esposa que, segundo ele, costumava ficar em minha cidade, de passeio. Esteve muitas vezes no projeto "O livro na praça" que a Superintendência Regional de Ensino organizava e, ao lado dele, lançamos livros.
Quando do lançamento do filme, juntamente com eles, veio a amiga atriz Patrícia Pillar e, se não me falha a memória, estava na cidade, na ocasião, o amigo escritor, já falecido Oswaldo França Júnior e, depois de muitas festas, fomos parar num restaurante da cidade para uma festa de congraçamento de toda a equipe.
Na mesma hora, Ziraldo pegou um guardanapo do restaurante e, rapidamente, traçou a minha caricatura e, depois, virou para mim e disse: "Aqui está, poetinha, é sua!" Assim surgiu essa ilustre caricatura que, hoje, uso nos meus escritos. É um presente do grande escritor, caricaturista Zirado que, como eu, é mineiro, sô! Em terra do uai, "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito", né?
Entre as pessoas ilustres, estava também a grande amiga e poetisa Adélia Prado, com seu esposo José de Freitas e outros amigos e autoridades. No meio do jantar, eu perguntava por que ninguém pedia ao Ziraldo para desenhar uma caricatura e, em resposta, ouvia a desculpa: "E, depois se eu não gostar?" Aí, então, atrevido, resolvi e virei para o grande amigo e generoso artista Ziraldo e falei assim: "Ziraldo, faz a minha caricatura, mas se ficar feia, eu fico com raiva de você para o resto da vida", brincando, é claro!
Divnópolis, 07.12.07