Cadê aqueles sonhos da infância

Liberdade que almeja…. preso pela limitação dos anos vividos....... Em meio a esses dilemas pela janela de sua casa, decidi relembrar sua infância. Nas “gavetas” daquele tempo abrigavam coisas que bem poderia ter sido jogado no lixo e outras fez bem guardá-la., mas um dos objetos encontrado chamou muito minha atenção. Já amarelada uma foto com meus velhos amigos(a), da escola que estudei dos 5 aos 9 anos de idade. Ali me encontrei novamente de volta ao mundo de fantasia. Amizades sinceras, mas que pena eu nem tenho mais contato.

Mas lembro exatamente dos primeiros dias nessa escola. Sentávamos em dupla na velha carteira, numa sala pequena, não passava de 20 alunos. Como era misturado meninas e meninos, primeiro ano com segundo anos, já tinha algumas crianças do ano passado que estudavam ali. Sabe como é, demorei pouco tempo fazer amizades, o que é surpreendente, pois, para mim, é sempre complicado socializar. Bom acredito que quando crianças, a maioria faz amigos logo.

Durante o período que estudei nesse lugar, não fui um estudante muito exemplar quando se tratava de notas, característica que se manteve na minha vida escolar inteira. Toda sexta-feira era dia de levar brinquedos para a escola, assim como quase sempre no fim das aulas nos era permitido brincar na sala, mas sem fazer muito barulho.

Pergunto-me, às vezes, se teria sido bom, para mim, estudar nesse lugar até o fim do ensino médio. Porque de uma coisa eu tenho certeza, fui muito feliz nessa escola. Eu não tinha medo de ser julgado e o que lembrava do meu breve passado se resumia a inúmeras felicidades, e não a medos e angústias. Eu vivia do presente. Ainda não tinha a pressão em decidir o futuro e pensar em uma profissão, era só algo para a imaginação. As profissões que me imaginava fazendo foram de médico a escritor.

Infância

A nossa essência nasce na infância.

Ah, como eu queria ser meu eu dessa época de novo! Aquele menino que não via maldade e estava sempre sorrindo e sendo gentil. Ou também aquele que queria um mundo cor da paz, mas que, agora, vê que é cinzento demais pra ser de alguma cor alegre e doce. É complicado pensar que jamais seremos quem fomos quando crianças. Mas uma coisa é clara, é de lá que criamos e desenvolvemos a nossa essência.

Eu sei que sempre vou continuar, no fundo, sendo a mesmo de quando criança, mas com uma pitada de desconfiança, porque o mundo real não é para amadores. Quando criança, sempre temos pressa de crescer, mas quando chega a adolescência e a fase adulta, tudo que queremos é voltar para a infância.

Acho que ter essa nostalgia de pensar nessa fase acontece com todos. Talvez, para mim, seja por causa do meu signo, nunca vou saber. A verdade é que nunca, nunca mesmo, podemos esquecer da criança que carregamos dentro de nós, porque vira e mexe ela vem nos lembrar da nossa essência e de que há momentos em que precisamos ter a mesma alegria, simplicidade e humildade de uma criança.

Jova
Enviado por Jova em 02/01/2023
Código do texto: T7685058
Classificação de conteúdo: seguro