TEMA DESAGRADÁVEL E COMPLEXO

Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2022

De uns dez anos atrás para cá, criei uma grande indisposição com religião. O que pode ser espalhado por todas elas. Isto porque, sem querer tomar conta da vida alheia, venho observando pessoas que se passam por muito religiosas, sem contudo seguirem à risca essas doutrinas.

Logo vem uma indagação: quem diz acreditar num entidade religiosa suprema, mas foge à essência de suas pregações, pode ser considerada uma pessoa séria? Ou justa? Claro que não! Envereda-se por aquela conhecida afirmação que diz: "faça o que digo mas não o que faço".

As igrejas, templos e seus similares, estão abarrotadas desse tipo de gente. O que pregam, em seus interiores durante as cerimônias que ali realizam, passam longe do que expressam no exterior delas. Ou seja: parece uma brincadeira.

Religião tem a ver com espiritualidade. E esta se contrapõe com o materialismo desenfreado que usam no dia a dia em que vivemos. Quase todas as instituições religiosas parecem focar só numa coisa: no dinheiro. Sem contar que ostentam riqueza em suas instalações. Até mesmo pela quantidade de bens que possuem.

Essas instituições religiosas, repita-se, quando fazem o bem, não é com um centavo das riquezas que possuem mas, sim, do auxílio de seus seguidores através de doações diversas e de todos os tipos. Mas passam por beneficentes diretas, o que é uma enganação no que tange ao geral.

Atualmente se faz uma tremenda confusão nesse âmbito. Parece andarem misturando farinha com marinha. Por exemplo: imiscuírem-se em política. E tomando partido nelas. De um lado ou de outro. Isso não se harmoniza com os princípios religiosos de nenhuma dessas religiões existentes no mundo.

Assusta é ver que quando alguém aborda tal questão, coloca-se logo como inimigo delas, o que não representa nem a verdade e nem a realidade dessa situação. De tantas religiões existentes no mundo, qual delas poderá arvorar-se em plenitude?

Num exemplo até especulativo, pega-se o Judaísmo e o Cristianismo, onde ambas aguardam a volta de um Messias. E isso acontece já há milhares de anos. Com a diferença de alguns destes milhares entre ambas. Mas até o momento, isto não aconteceu.

Este tema, religião, é de uma complexidade extrema. Desde que a humanidade formou-se, o que ninguém sabe a partir de quando, exatamente, tudo isso é muito discutido. E até hoje não se chegou à nenhuma conclusão. E isso continuará a acontecer infinitamente e doravante.

Mas há a necessidade de se ressaltar um fato. Por que as religiões se batem umas contra as outras? Catolicismo x Espiritismo x Protestantismo; Judeus x Muçulmano; e várias outros confrontos mais. Isso, a princípio, é inaceitável, haja vista que todas defendem o amor entre os seres. Mas de que amor se referem, afinal?

Por fim, quais são as responsabilidades daqueles que preveem acontecimentos e estes não acontecem? Não arcam com tais afirmações? Assim fica muito fácil.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 30/12/2022
Código do texto: T7682740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.