PIQUE-NIQUE

Herdada dos franceses a palavra, hoje grafada pic nic, define a reunião de pessoas, geralmente da mesma família, em torno de uma toalha estendida no chão com comidas e bebidas que eram levadas em cestas de vime, artisticamente trabalhadas, com duas portas basculantes presas na altura das alças.

Esse costume dos europeus foi incorporado aos hábitos dos brasileiros, principalmente nos períodos de estio, com dias quentes e ensolarados.

Vários parques foram projetados contendo áreas próprias para tais eventos, tanto com gramados bem cuidados e expostos ao sol quanto com mesas e cadeiras de pedra sob pergolados com trepadeiras floridas.

Aos bolos e queijos finos, pão de ló e croque monsieur dos franceses, os italianos incorporaram panetone, suppli, bruschetta, macarron, salame e presunto; os ingleses, biscoitos amanteigados, fish and chips, scones com geleia, British pasty e o chá; os americanos, batata e frango fritos, cachorro quente, torta de maçã, waffles, brownie, hambúrguer e nós, brasileiros, além de tudo isso, incorporamos a galinha guisada, feijão, arroz, farofa de ovos, salada de frutas e a cachacinha, porque num pic nic sempre há motivo para se brindar.

Praticado desde tempos imemoriais, essas reuniões continuam ocorrendo, mas forçado pelas condições socioambientais não têm mais o romantismo do vestuário elegante, dos talheres de prata, das porcelanas decoradas, dos vinhos finos em taças de cristal e seus participantes são, maldosamente, chamados de farofeiros.

Somente quem já participou de pic nic sabe ou o transtorno ou a satisfação e bem-estar que ele provoca e das imagens que ficam gravadas de forma indelével na memória.

GLOSSÁRIO

British pasty – semelhante ao nosso pastel, o mesmo que fogazza.

Brownie – bolo de chocolate cremoso.

Bruschetta – pão italiano com tomate, cebola, alho, orégano, manjericão, pimenta do reino e azeite.

Croque monsieur – pão de forma com manteiga, presunto e queijos mossarela e suísso.

Fish and chips – filé de peixe empanado com batata frita.

Macarron – biscoito de farinha de amêndoa com recheio doce.

Scones ou quick bread – pão de trigo recheado com manteiga e geleia.

Suppli – bolinho de arroz empanado com recheio de queijo.

Waffles – semelhante a panqueca.