A vida por um fio

Na estrada ou na cidade um motorista é atingido levemente por outro motorista desastrado. O atingido asperamente exclama:

--- o que é isso seu... e aí sai, cobras... lagartos e tudo mais.

Não há revide, um prefere a rendição. Talvez seja isso que fala nos evangelhos:

--- se alguém lhe bater na face esquerda dê a outra face também, isso seria pra quebrar o círculo vicioso? Os teólogos ou os religiosos que me perdoem, mas eu acho que é isso mesmo.

Sim, não levar desaforo pra casa pode ser um desastre em certas ocasiões. Na hora da raiva o mais rancoroso se não puder com o oponente no braço, se estiver ali com uma arma, pronto: - tibum!

Depois: nossa! eu não deveria ter feito aquilo!...

A história e nos dias atuais é comprovado sem ressaltos: os maiores valentões vão com facilidade mais depressa pra baixo da terra, pra cadeia ou depois de algum tempo não estão falando coisa com coisa, a raiva vai envenenando-os por dentro e a mente vai ficando em destroços.

Não estou falando de acovardar, às vezes não podemos silenciar, costumo dizer que as pessoas francas ou polêmicas já conseguiram mudar muitas coisas nesse mundo que muitas vezes parece que está de ponta cabeça, uma loucura. Estou tentando dizer que existe o momento certo pra brigar, ralhar, ao fazer isso tem que ser para melhorar a situação, se for pra piorar é besteira pura, a vida é muito preciosa pra perde-la por um fio.

-- Ah! Você quer saber se eu costumo dar a outra face pra receber outro tapa?

Nem tanto, mas muitas vezes tento contar até 10, depois desses longos segundos consigo entender um pouco o agressor. Não é fácil, normalmente o satisfatório é revidar mesmo!

Bolsonaro poderia ter dado a volta por cima, se no correr de seu mandato, escolhesse melhor as palavras, evitasse o revide, não ser um presidente com humildade excessiva, mas não falar sempre o que pensa pode valer muito no correr de nossa vida.

Lula, também perde muito por muitas vezes colocar as palavras de maneira errada. O comentador Neto então extrapola nos seus xingamentos, às vezes palavras soltas cheias de ódio, desfilando assim o veneno para um suposto revide.

Vladimir Putin se pensasse melhor não provocaria tanto sofrimentos.

Poderíamos enumerar enormes exemplos de seres humanos provocadores de tantas desforras, fazendo com que muitas vidas sejam completamente martirizadas.

E assim a vida vai continuando, continuando...