Eleição

É dezembro de 2022. Dois velhos amigos reencontram-se, atualizam os últimos acontecimentos e falam do futuro do país, com o novo governo Lula e a herança deixada pelo atual, Bolsonaro:

- Lula ganhou, mas quem vai levar será o PT. E isso é assustador.

- Você acha que pode ficar pior do que está atualmente? Acho pouco provável.

- Lula, grosso modo, tem o STF ao seu lado, mais a metade da população.

- Mas o novo Congresso não é lulista nem petista, e vai criar dificuldades.

- Sim, criará dificuldades para vender facilidades. Na política não há inimigos, só cúmplices.

- Não suporto o Bolsonaro nem o bolsonarismo, mas votei no 22. PT, jamais!

- Sim, eu entendo: sua ojeriza ao PT é maior que a sua ojeriza ao bolsonarismo.

- Lula não é ladrão; é político. Político não rouba; faz bons negócios aqui e ali.

- Sim, bons negócios para o partido e para os seus e lança umas migalhas para o povo.

- Sim, sim! E Lula está na mão do Judiciário: não foi inocentado; só os processos cancelados.

- Pois é! Hoje estão cancelados; amanhã, uma canetada e estarão reabertos.

- O segundo governo da Dilma foi um horror, mas impichá-la alegando pedaladas foi golpe.

- Foi, mas foi tudo feito na legalidade, com o STF, via Lewandowski, avalizando o tal golpe.

- Sim. A economia estava mal, as elites perdendo dinheiro; achou-se um bode expiatório: Dilma!

- Lula será refém do Congresso, da outra metade da população, e dos interesses internos do PT.

- Certo! Os presidentes acham que mandam muito e não é bem assim. Lula já é refém, não?

- Só ele parece não enxergar isso. Aliás, que vem governando o país é o STF.

- Em muitos casos, o STF trouxe avanços consideráveis à democracia.

- Sem dúvida: casamento homoafetivo, criminalização do racismo, da homofobia, do feminicídio.

- O que incomoda é essa legião de pastores tomando conta do Congresso.

- A mim causa arrepios. O Estado está deixando de ser laico e isso é preocupante.

- Imagine o horror que é pinçar versículos bíblicos para fundamentar legislações conservadoras.

- Quando me lembro das pérolas daquela senhora: “menino veste azul e menina veste rosa”.

- Um horror! A maior prova de que o deus bíblico é criação humana, é ver que não há reação.

- Usam o nome de Deus em benefício próprio e esse deus nada faz. Porque não é real!

- Eles sabem que usar o nome de Deus produz generosas ofertas. Dinheiro é seu deus.

- Pelo menos, dinheiro é concreto, existe e é real e produz bens e serviços.

- E dinheiro faz a economia girar, gera renda, melhora a empregabilidade, o mercado fica livre.

- E essa liberdade precisa de instituições democráticas fortes, com visão social.

- Só quem tem dinheiro pode fazer algo para melhorar a situação do pobre, do excluído.

- Sim, mas a causa do pobre já rendeu muito dinheiro a muita gente, menos ao pobre.

- Rendeu cargos, fama, prestígio e o pobre continua pobre. Mais pobre com a pandemia.

- São os chavões que rendem votos: Deus, família, pobre, segurança, comida na mesa, saúde.

- Eu gostava do PT, do PT da sua fundação, com uma proposta progressista para o país.

- Eu também. Fui filiado ao PT, mas comecei a perceber que o discurso era diferente da prática.

- Como na Igreja: discurso aponta para uma direção e a prática é viver no século passado.

- Quem ainda busca a Igreja? Só se for para casar com pompa e publicar no Instagram.

- Política e Religião são bem parecidos, não? Políticos e religiosos, então, nem se fale!

- Seus discursos são sempre envolventes e expressos com convicção e fé.

- E é essa convicção e fé que assusta. Tenho medo de gente convicta da sua fé.

- Então, não há diferença entre Lula e Bolsonaro, não é mesmo?

- Claro que não! Saíram do mesmo saco de farinha. Daquele com o rótulo: Made in Brazil!

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 24/12/2022
Código do texto: T7678705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.