Indulgência e autoflagelação
Roger Scruton (1944-2020) disse: “Todo governo, uma vez que envolve a limitação da liberdade dos governados e sua sujeição a um poder maior, deve ser fruto do consentimento para ser legítimo, e nenhum governo é legítimo de outra maneira.”.
Com base na afirmação do autor, podemos fazer as seguintes perguntas:
- O governo no Brasil é legitimo?
A resposta imediata seria “sim, porque é eleito e os auxiliares são escolhidos pelos governantes eleitos.”.
Teríamos que examinar vários aspectos relativos ao Direito, Economia, etc, para responder a pergunta acima, mas para ser sucinto, vamos apenas exemplificar.
Vamos recordar a definição de “estelionato”.
O estelionato, o famoso 171, é definido como "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.".
Substitua a palavra "ilícita" por "imoral".
Nenhuma lei pode ser baseada em princípios imorais.
Aí veremos que todo político se enquadra da definição de estelionatário moral e só não são criminosos porque eles cuidaram de torcer a Lei a seu favor.
Onde está escrito “obter para si” é o benefício próprio que os políticos colhem legislando em causa própria e “para outro” são os que se fazem de leitões para mamarem deitados, os estelionatários por omissão, como ministros do STF e juízes, por exemplo.
- As remunerações absurdas e imerecidas que os estelionatários citados acima recebem têm o consentimento da população e por isso são legítimas?
O salário médio no Brasil é cerca de R$ 2.700,00, mas para a maior parte dos cidadãos que recebem salário ou pensão é de um salário mínimo e no Brasil nem quem recebe alguma ajuda financeira do Estado está livre do pagamento de tributos porque os produtos básicos que ele compra geralmente são tributados.
- Seria lógico pensar que cidadãos que recebem remunerações tão baixas concordam em serem espoliados para ajudar a pagar remunerações que podem chegar a mais de 100 mil Reais mensais?
Embora de certa forma a população dê seu aval através do voto para essa situação absurda e até desumana, ela se sente revoltada, porém não se sente motivada o suficiente para um posicionamento efetivo contra ela.
E o estelionato é tanto mais expressivo quanto maior o tamanho do Estado, o que geralmente acontece, e está se confirmando, em governos criminosos como o que vai se iniciar aqui em Janeiro de 2023, cujo principal objetivo é a hegemonia ideológica sem maiores preocupações com Direito e Justiça.
Aliando o pensamento de Roger Scruton com as considerações acima, podemos afirmar que os governos no Brasil são ilegítimos, condição que perdura no país pelo menos desde 1964.
Temos um história política triste para recordar e uma perspectiva ainda mais triste porque projetamos para o futuro o que nossa consciência entorpecida nos impediu de aprender com as lições do passado.