FELINOS FELIZES

Cachorros vigiam a casa e põe pra correr carteiros, garis e muitas vezes muita gente que a gente não quer ver nem pintado de ouro.

Mas só os gatos estão presentes nos bons e maus momentos solitários, aqueles em que a gente se apresenta sem maquiagem e sem máscaras.

E isso não vale apenas para quem não tem cobertor de orelha: quem tem cobertor e tem gatos sabe que eles invadem nossa privacidade, deitam sobre o colchão que dividimos com alguém ou não, observam nossos bons e maus momentos e - melhor de tudo - não compartilham nossos pecados com ninguém. São cúmplices dos nossos piores crimes, seja circular pelado ou pelada dentro da casa, ou beber mais copos que o nosso fígado suporta.

Amo gatos. E quem me conhece sabe dessa minha paixão. Nem sempre fui fiel a eles, pois não resisti a encaminhar pra adoção ou até abandonar em outras mãos quando fui embora pra outros pagos. Mas sempre volto para eles.

Na minha volta pra San Peter City, adotei o Tigrão, um gato que minha sobrinha resgatou de maus tratos. Depois, adotei Capitu e Tigresa (que depois descobri que era Tigre e rebatizei como Bentinho, graças à intervenção da comadre Maria Luiza Cesar). Em tempo: não somos compadres por que tivemos filhos, mas por que ela rebatizou a ex Tigresa, já que eu tinha uma Capitu na gataiada. Virou comadre. Mas o Bentinho me abandonou.

Pelas mãos da Angélica Felske, o Romeu, meu pretinho básico chegou aqui em casa. Virou xodó do meu pai, que o chama de Cacique.

Depois, uma gata que batizei de Julieta, apareceu por aqui e engravidou. Dos cinco filhotes, doei quatro e fiquei com a Bibiana. Todos nomes literários, como se pode perceber.

Especialistas apontam pelo menos dez vantagens de adotar um felino, entre elas, o amor incondicional desses bichinhos:

"Ainda que se costume dizer que os gatos são independentes e ariscos, a verdade é que eles também expressam seu carinho de muitas maneiras e adoram mimos. A relação que temos com o nosso gatinho é autêntica, intensa e profunda. Não se esqueça que os felinos estabelecem certas conexões com os seus donos (ou ao menos com um dos integrantes da família), tanto emocional como espiritual. Se um gato escolhe você, então você será sua pessoa favorita." Fonte: https://www.totalquimicaoficial.com.br.

Meus gatos estão sempre por perto, dormem comigo nos dias mais frios e tenho quase certeza que sentem quando estou triste. Embora a companhia humana seja salutar e recomendável para a convivência, a verdade é que os felinos e os bichos de estimação em geral são muito melhores que muitas pessoas por aí.