VERÃO

Hoje, 21 de dezembro de 2022, quando o relógio marcar 18:48h (horário de Brasília) terá início o solstício de verão no hemisfério Sul. Os raios do sol incidirão perpendicularmente sobre a linha imaginária do Trópico de Capricórnio e, nas próximas 72 horas, parecerá (só parecerá) que ele está estacionário.

Esse fenômeno que se repete desde que o mundo adquiriu a inclinação sobre seu eixo de rotação, ainda continua sendo inspiração para diversas lendas, principalmente no hemisfério Norte, em cujas altas latitudes o sol não aparece.

Sendo o sol a nossa fonte primária de energia foi fácil associá-lo à divindade e o fato de “desaparecer e ressurgir” em dois ou três dias, ilustra as histórias dos deuses Mitra dos persas; Átis, Héracles e Dionísio dos gregos; Hórus dos egípcios e Jesus dos judeus que ressuscitaram depois de mortos e sepultados.

Nós que vivemos num país tropical teremos as férias escolares, dias quentes propícios aos passeios nas praias ou no campo, tempo de reunir a família porque há também as comemorações pelo ano que finda e o que se iniciará em menos de duas semanas.

Seguindo a tradição, aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz natal e um ano novo com muita prosperidade, saúde, paz e harmonia no lar e no país democrático, livre da ideologia assassina do comunismo e da tirania dos ditadores apátridas, explícitos ou camuflados pelo manto da hipocrisia.