Bicho trabalhador

Muito já tinha ouvido falar do bicho macaco.

Meu marido me disse que agricultores conhecidos seus relataram já ter visto o animal roubando milhos da roça, quem viu a cena diz que ele arranca os milhos, despalha – os, dá um nó, o chamado nó de macaco, já ouviram falar? Pois sim, depois de dar o nó, pega as espigas e as coloca no ombro e cai no mundo para fugir do malufeito. Sabe o que é malufeito, não é? São as coisas erradas que alguém faz, segundo os mais velhos é assim que se chama fazer o mal - feito.

Também já ouvi falar de macacos que sobem no pé de coco babaçu, arrancam o produto e com uma pedra quebram – o, retiram a amêndoa e comem.

Mas, o que vou lhe falar agora não está mais no campo do ouvi dizer. Aconteceu mesmo e todos puderam ver, pois viralizou na internet e na TV.

Como de costume estava assistindo ao Piauí TV depois da novela das seis, quando a apresentadora chama a manchete: “Macaco Chico volta a aprontar”

Fiquei curiosa e fiquei à espera do ocorrido. Pois bem, escute só: A notícia mostrou um macaco que foi batizado pelos moradores da região onde apareceu de macaco Chico. A jornalista disse que o bichinho já havia aparecido meses depois em uma região próxima a que apareceu naquele momento e que em sua primeira aparição ele estava na janela de um apartamento amolando uma faca. Para que o pequeno malino amolava essa faca?

A imagem mostra a desenvoltura com que o macaquinho amola o instrumento, a coisa mais fofa, deu vontade de ir à procura dele e contratá-lo para acabar com meus estresses de facas cegas todas as vezes que vou cortar carne.

A segunda aparição do Chico deu -se meses depois em uma localidade próxima a da primeira. E dessa vez, o cabra decidiu lavar louça e roupa. Além de fofo é muito trabalhador, essa criaturinha de Deus.

Fiquei encantada com a destreza com que fazia essas atividades domésticas. Só vendo para acreditar que um animal silvestre é capaz de realizar trabalhos que muitos seres humanos não conseguem ou não querem fazer.

É sempre tempo de aprender uns com os outros e os animais nos ensinam com maestria.

O trabalho, todo trabalho é digno e dignifica a todos.

Clemilda Sousa

Barras, 16/12/22

Clemilda Sousa
Enviado por Clemilda Sousa em 16/12/2022
Código do texto: T7673214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.