VAMOS DE COPA - FINAL

Em relação à semifinal, deu a lógica. Os times mais bem preparados chegaram com méritos a grande final. Nós, brasileiros, ainda juntamos os cacos e lamentamos aquele contra-ataque croata.

Conheceremos no próximo domingo um tricampeão mundial e será, do meu ponto de vista, um grande jogo. Messi de um lado e Mbappé do outro, estes, guiarão suas seleções na busca pelo título.

Nossa rivalidade com os hermanos promete uma torcida contra. Penso que o Brasil será francês por um dia.

A Argentina teve um tropeço na copa, após isso, deslanchou e mostrou que merece estar na final. A França perdeu apenas uma partida também, com os reservas, algo que não abalou em nada o grupo de jogadores.

Messi fará, provavelmente, sua última partida em copas, mostrou ao longo da carreira que seu nome ficará guardado na história do futebol, mesmo que não vença. Esse feito não depende de um jogador apenas, a seleção brasileira é a prova viva dessa situação, quando tivemos grupos unidos em prol do objetivo final, levantamos a taça, do contrário, deixamos escorrer por entre os dedos.

Mbappé ainda é jovem, pode levantar a segunda taça seguida e pelo que apresenta e representa para sua nação, é provável que seu nome seja sinônimo de recordes. Nome a nome, a França parece ter vantagem, são muitos craques. A argentina está fechada, e mesmo ainda centralizando suas jogadas em Messi, esse protagonismo está sendo dividido com o grupo todo. O técnico argentino, Lionel Escaloni soube mudar as peças na hora certa, colocou jogadores com nomes pesados no banco e investiu em quem parece estar com mais “fome” de vitória. Lautaro Martinez deu Lugar a Julian Álvarez, Paolo Dybala jogou poucos minutos e Di Maria parece não fazer falta. Um grupo aguerrido que sabe sofrer, jogar bonito e também chutar pra fora quando necessário.

A França faz revezamento entre os titulares, cada jogo um aparece mais, Griesmann, Mbappé, Giroud, Tchouameni, cada um parecendo escolher um jogo para se destacar. Não esquecendo que Kanté, Pogba e Benzema (Eleito bola de ouro da última temporada), foram cortados dessa seleção.

Croácia e Marrocos farão um jogo digno na disputa do terceiro lugar. São duas seleções que bateram no teto, chegaram onde poderiam chegar com suas estratégias. Os Croatas batem recorde de minutagem, muita prorrogação no caminho. Acho que o fôlego acabou. A seleção marroquina é a sensação do mundial. Até a semifinal, haviam sofrido apenas um gol. Começaram empatando com a Croácia e venceram as partidas seguintes.

Penso que os marroquinos estarão no pódio.

Tudo azul na final, o amarelo assiste pela TV e lamenta em todo e qualquer conversa de boteco ou salinha de café. Faltavam apenas quatro minutos.