A Retirada de Direitos Trabalhistas durante a Pandemia da Covid-19

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar a famosa carteira verde e amarela e com isso diminui ainda mais os direitos trabalhistas no país. É o que sempre falo da cegueira da "esquerda cirandeira e pós-moderna" de comentários no Youtube: as pessoas entram no jogo maquiavélico de "cortina de fumaça" ao discutir se o Bolsonaro vai ou não demitir o Mandetta.

Mas na verdade isso serve de instrumento para afastar a atenção pública do que realmente é efetivo: desviar o foco para na confusão da pandemia continuar operando a degradação dos direitos trabalhistas em nome dos patrões. Todo dia Bolsonaro dá um xeque mate nessa gente que acha que bater panela em prédio vai ser efetivo. É por cima dessa esquerda festiva e liberal que o bolsonarismo se mantém.

As vias institucionais estão todas manipuladas pela burguesia. Vão esperar uma saída da crise de um STF que há tempos se mostra totalmente inclinado a rasgar a Carta Magna para retirar direitos dos humildes? Vocês acham que a elite que didaticamente orquestrou o golpe desde 2016 vai permitir agora que o seu fantoche político como presidente caia e com isso interrompa sua política neoliberalizante? Não esperem uma saída por vias institucionais tendo em vista que todas elas são balcões de negócios para engordar o lucro da elite.

Senão houver uma mobilização popular para além do discurso da via institucional, muita gente vai morrer na pandemia e o presidente terminará seu mandato. É hora de mais ação, mais radicalidade, pois a emancipação dos trabalhadores será obra de suas próprias mãos.

15.04.2020

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 16/12/2022
Código do texto: T7672893
Classificação de conteúdo: seguro