O Que Será da Classe Operária Após a Pandemia?

Após toda a tragédia viral, o que será da classe trabalhadora? Continuará sendo ordeira mediante as sofridas regras trabalhistas impostas pelo Estado e capital? Aceitará os alienantes grilhões de pesado trabalho físico, surrado aluguel, diminuição de salário e terceirização? Ela vai lamber as botas dos patrões em festas de fim de ano ao ouvir toscas palavras de autoajuda? Vai bater palma para a polícia que espanca os trabalhadores de rua e ainda os chama de vagabundos? Votará em candidatos da elite, os quais trucidam sua condição laboral?

Como uma criança que teme o bicho papão permanecerá no seu medo irracional em conhecer o que é socialismo? Vai perseguir as ovelhas negras que se rebelam e contestam toda a podridão no mundo do trabalho? Permanecerá inerte ao ver seus direitos trabalhistas sendo trucidados? Acreditará que os patrões contratarão mais pessoas com a diminuição dos encargos trabalhistas?

Será a classe social que nas fábricas se cala bovinamente perante as manipulações do patrão? Sonhará com o mito de ascensão social via o reconhecimento financeiro que será dado pelas empresas? Entregará os companheiros que lutam contra a exploração laboral aos seus patrões?

Irá satanizar os sindicatos ao afirmar que não servem para nada, mas usufruindo das conquistas efetivadas pelos mesmos? Permitirá que o lobby do setor financeiro se sobreponha a saúde e ao meio ambiente nas casas legislativas? Aceitará uma falsa democracia em que um governo genocida continue no poder? Isolados em seus sonhos meritocráticos, os indivíduos são apenas pequenos insetos a serem esmagados pelo autoritarismo do capital. Assim sendo, se vê apenas uma massa amorfa. Os trabalhadores precisam saber que coletivamente podem transformar a realidade.

05.07.2020

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 16/12/2022
Código do texto: T7672890
Classificação de conteúdo: seguro