Foto - Márcia Souza

A Casa do Natal

 

Na terça-feira estive na residência do casal Lígia e Jairo Souza, o Recanto da Família Souza, na Vila Piratini, mas o local poderia também se chamar de A Casa do Natal de Charqueadas. Conhecida e reconhecida há anos na cidade por sua belíssima e encantadora decoração natalina, poderia igualmente ser denominada de A Fantástica Casa do Natal - sim, caros e caras, ela existe! Nunca é demais escrever sobre. Aliás, é obrigatório escrever sobre ela todo ano, eis que não se trata de coisa pouca, não, pois a magia e o espírito de Natal ali estão.

 

Jairo e Lígia são muito gentis ao receberem as pessoas que lá vão para admirar tamanha alegria em forma de luzes, como eu, minha esposa e minha netinha de 1 ano e 3 meses que, como nós, ficou com os olhos brilhando de encantamento – e o fascínio nos olhos de nossos pequenos amados é, para a gente, júbilo inesquecível, concordam? E vejam que não estou sendo superlativo nos adjetivos, não, prezadas senhoras e prezados senhores que passam os olhos por essa breve crônica, foi assim mesmo que nos sentimos. Tiramos fotos com Papai Noel, Branca de Neve e muitas mais, felizes. Segundo os Souza, eles começaram a ornamentar a casa para o período de Natal há 24 anos, para um neto. A gente fica verdadeiramente emocionado estando lá e ouvindo um relato desses, percebendo, Deus do Céu, o que o amor e capaz de fazer por nós nessa vida, ofertando generosidade e compartilhamento.

 

O Natal é, essencialmente, um tempo de amor, de esperança que é concretizada com a vinda do Amor Supremo, não é mesmo? Uma festa de família que se espraia para todos os seres humanos, irmãos nesse planeta que é viajante do infinito desconhecido. A Casa do Natal é isso, iniciou pela família e se estendeu para Charqueadas e para o mundo onde todos nós estamos, como passageiros. Para pessoas como eu, que sempre adoraram o Natal e guardam no coração da memória muitos momentos queridos e inesquecíveis a ele relativos, a residência de Jairo e Lígia é um sonho realizado de criança, sem dúvida deixando também uma marca na vida de todos os pequenos que, ao sairmos, vimos chegar com seus pais para uma visita - aí está a renovação infinita de amor proporcionada pelo Natal via a iniciativa de algumas pessoas. Benditos sejam esse casal e sua Fantástica Casa do Natal. Obrigadão!

 

Uma boa pedida para esse final de semana, quando ocorre o quarto e último Domingo do Advento de Natal, é passar por lá - perguntem sobre ao chegar na vila, todos sabem onde fica. Cristo estará com vocês, podem ter cereteza, eis que estarão lá reunidos em seu nome.